Super banner

Alunos da rede estadual vão ganhar curso preparatório para o Enem

Alunos da rede estadual vão ganhar curso preparatório para o Enem

Alunos da rede estadual vão ganhar curso preparatório para o Enem 1

Da Redação – O governo de Minas segue ampliando as possibilidades de preparação dos alunos da rede estadual de ensino para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). A Secretaria de Estado de Educação (SEE) fechou uma parceria com a Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Sectes) para disponibilizar um curso preparatório para o Exame aos estudantes da rede. O curso é oferecido nos 84 Centros Vocacionais Tecnológicos (CVTs) que a Sectes mantém no Estado, entre eles em Araxá, e os alunos da rede estadual terão acesso gratuitamente ao conteúdo.

Elaborado pelo Instituto Henfil, de São Paulo, o curso aborda as competências cobradas pelo Ministério da Educação (MEC) para o Enem. Para ter acesso ao curso, os estudantes devem procurar um dos CVTs do Estado. A lista com todas as unidades está disponível no portal da Inclusão Digital – www.inclusaodigital.mg.gov.br.

Na semana passada, a secretária de Estado de Educação, Ana Lúcia Gazzola, e o secretário de Estado de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Narcio Rodrigues, participaram de uma videoconferência com os representantes dos CVTs. O objetivo foi convocá-los para um ‘mutirão’ de preparação para o Exame. Atualmente, a Sectes já oferece o curso, chamado de “Enem na sua Comunidade”, para o público geral nos 84 CVTs, mas os Centros vão ampliar a oferta e trabalhar completamente voltados para suprir as necessidades dos estudantes.

“Nós vamos redesenhar o funcionamento dos CVTs para priorizar essa ação. É claro que os CVTs não podem parar, mas alteraremos a grade de serviços prestados de forma que a rede CVT, a partir de hoje, está no mutirão do Enem”, destaca o secretário Narcio Rodrigues. As duas secretarias estão procurando instrumentos jurídicos para ampliar a abrangência do curso e atingir o maior número possível de escolas.

Plantão Enem

Outra forma de preparação para o Enem, já anunciada pelo governo de Minas, é o Plantão Enem. A partir do dia 12 de setembro, entra no ar na Rede Minas uma série de quadros trazendo aos estudantes dicas de estudo para o Exame. Com duração de dois minutos, os quadros serão transmitidos ao longo do dia, na programação da emissora.

Além disso, a partir do dia 17, os estudantes poderão tirar dúvidas sobre o Exame em um programa ao vivo, que será transmitido aos sábados e terá duração de uma hora. O programa será interativo e responderá a dúvidas dos estudantes, além de dar dicas sobre fontes complementares de estudo, como livros, programas de TV e sites.

Com Agência Minas

Notícias relacionadas