Super banner

Alunos de escolas públicas prestigiam espetáculo sobre meio ambiente

Alunos de escolas públicas prestigiam espetáculo sobre meio ambiente

A resposta ao email do Bem te vi

Os desafios para um futuro sustentável e as pequenas ações que modificam o mundo, voltaram a ser o tema central para muitos estudantes que acompanharam uma das quatro apresentações, realizadas no Teatro Municipal, entre os dias 25 e 27 de novembro. Mais de mil e duzentos alunos passaram pelo local nos três dias de encenações.

Essa é a segunda etapa do projeto, que já havia sido apresentado em outubro. O espetáculo ‘A resposta ao email do Bem te vi’ é uma continuação da trilogia, exibida neste ano em Araxá. Na encenação narrada por bonecos, dona Onça já cansada de recolher o lixo deixado no cerrado pelos humanos, segue o pedido do Lobo Guará e da bicharada, e resolve se aventurar na cidade para fazer um reboliço. E aí que reencontra entre seus amigos, o menino Zequinha que desperdiça água. Juntos Jocão o menino porcão, Florzinha e seu cãozinho Lulixão  tem um encontro mágico com as Lixeiras de Recicláveis.

A iniciativa faz parte do trabalho desenvolvido pelaCia de Bonecos CONEXÃO CULTURA, fundada pelo Grupo Base Desenvolvimento, em 2005. O espetáculo é realizado através da Lei de Incentivo à Cultura, com apoio da CBMM (Companhia Brasileira de Metalurgia e Mineração) e Prefeitura Municipal de Araxá, por meio da Fundação Cultural Calmon Barreto (FCCB).

Durante cerca de 50 minutos a plateia formada por crianças das escolas Manuela Lemos, Caic e Alice Moura, cantaram e interagiram com os personagens. De acordo com o coordenador do projeto, Arnaldo Galleguillos, essa participação dá aos estudantes a noção de responsabilidade. “Se a gente traz a criança e ela participa, acabam se sentindo parte do processo e percebendo que é uma coisa simples de fazer”.

Em março de 2014 será realizada uma oficina em parceria com a Secretária de Educação. O objetivo do trabalho é capacitar cerca de 1400 profissionais do setor, em três etapas. Através da linguagem positiva, serão discutidas a formatação do texto e o aproveitamento do conteúdo dentro da sala de aula, possibilitando a criação de outros projetos com a mesma temática. 

Notícias relacionadas