Super banner

Alunos do Uniaraxá participam de Competição Automobilística

Alunos do Uniaraxá participam de Competição Automobilística

Há pouco mais de seis meses, Alunos dos Cursos de Engenharia Mecânica e Engenharia de Produção do Centro Universitário do Planalto de Araxá (Uniaraxá) estão trabalhando em um veículo automobilístico off road – fora de estrada –; a fim de participarem da Competição Baja SAE BRASIL, cuja seletiva regional acontece em fevereiro de 2020, em São Paulo/SP.

Orientados pelo Professor Marco Puccinelli e com o apoio do Professor Pablo Lopes, Coordenador do Curso de Engenharia de Produção, vinte alunos compõem a Equipe. Eles devem elaborar o Projeto e construir um veículo que seja resistente a impactos e que ultrapasse obstáculos, como lama, aclives e declives.

De acordo com o Professor Pablo, o protótipo do chassi já está pronto, em escala real; e, feito em PVC (policloreto de polivilina). Na fase atual, os alunos estão divididos em várias equipes para que possam trabalhar, em partes individuais do veículo; e, depois, voltarão a se unir, para a construção do veículo em si.

Embora tenha sido criada em 1976, na Universidade da Carolina do Sul, Estados Unidos, e, trazida para o Brasil em 1994, é a primeira vez que o Uniaraxá participa da Competição. A iniciativa partiu dos estudantes; e, mais que lutar pelo prêmio, eles buscam a experiência que o Projeto pode oferecer.

O aluno do 2º período do Curso de Engenharia Mecânica, Matheus Celestino Fagundes (20), é o Capitão da Equipe. É ele quem gerencia os trabalhos e participa de todas as decisões tomadas, em relação à construção do veículo. Matheus acredita que, além da oportunidade de colocar os aprendizados em prática, a Competição os coloca em evidência, pois “os olhares de várias empresas estão direcionados ao Campeonato”.

Para o Professor Pablo, ter essa experiência no currículo é um diferencial competitivo no mercado de trabalho. “Se eles arrumarem um emprego na área, eles vão ser direcionados; então, eles só vão fazer a parte de cálculo estrutural; ou, eles só vão fazer projeto; ou, vão fazer a execução. O Projeto Baja possibilita que eles vejam tudo”, conta.

Sobre isso, Matheus acrescenta que os aprendizados que o Projeto lhes oportuniza são agregadores, até mesmo, em áreas da Engenharia, fora do ramo automobilístico. No entanto, e, acima de tudo, ele destaca o trabalho em equipe e a experiência de lidar com diferentes pessoas, unidas pelo mesmo objetivo.

É possível que as equipes inscritas participem, apenas, de algumas etapas; caso seja a vontade de cada um; ou, por algum imprevisto técnico. Porém, a expectativa é que dê tudo certo para a equipe do Uniaraxá. Ainda de acordo com o Professor Pablo, as cinco equipes mais bem pontuadas na seletiva regional, em fevereiro próximo, serão qualificadas para a Competição Nacional; e, a vencedora ganha o direito de disputar a Internacional, nos Estados Unidos.

Notícias relacionadas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *