Araxá mais uma vez foi presenteada com a quarta edição do Festival Literário de Araxá (Fliaraxá). Os alunos do Uniaraxá não ficaram de fora das atividades e participaram de diversas atividades propostas pela organização e pelos professores.
A coordenadora do Curso de Pedagogia do Uniaraxá, professora Ivana Guimarães Lodi, destaca a maciça participação dos alunos do Curso, que tem sua grade de ensino voltada para a educação. Ela afirma que as atividades do Fliaraxá abriram novos horizontes, além de oportunizar a aproximação com grandes nomes da literatura. “Nossos alunos adoraram e acharam que este ano foi melhor que os anteriores. Muitos alunos chegaram com propostas de novas leituras. Sem dúvida é uma enorme oportunidade de crescimento e aprendizagem”, afirma. Ivana destaca ainda a participação dos professores: Fabíola Cristina Melo; Letícia Vasconcelos Britto; Maria Celeste de Moura Andrade; Juliana de Oliveira Corrêa; Sebastiana Aparecida Ribeiro Gomes; Maria Bethânia; Carlos Henrique Freitas; Danielle Rodrigues dos Santos. Segundo ela, o Fliaraxá foi uma oportunidade ímpar para alunos e professores exercitarem as atividades comuns da profissão.
A Ouvidora do Uniaraxá, professora Cátia Maria Lemos de Melo Zema, foi uma das convidadas do Festival, mas também participou da seleção dos alunos que contribuíram para que o evento fosse um sucesso. Ela destaca a participação dos alunos do Curso de Educação Física, que participaram da abertura do Festival durante o Cortejo Literário, dos alunos do Curso de Enfermagem que prestaram assistência à saúde durante o evento. Os alunos de Gestão de Recursos Humanos e Gestão Comercial participaram das oficinas propostas no evento e até também deram suporte na recepção. “Alguns alunos que moram em cidades vizinhas, inclusive alugaram vans para não perderem as oficinas de sábado”, afirma a professora Cátia.
O reitor do Uniaraxá, professor Válter Gomes, foi destaque como um dos embaixadores oficias do Fliaraxá, com o objetivo de disseminar o hábito da leitura, foco principal do evento. “O Fliaraxá cresce a cada ano. A edição de 2015, sem dúvidas, foi um sucesso! A diversidade de atividades de incentivo à leitura, associadas a outras atividades culturais, todas elas com focos em públicos diversos, foram muito bem escolhidas. Atingir o público infantil foi um grande diferencial, afinal, é nessa idade que se formam os leitores. Destacaram-se, também, as peças teatrais, muito elogiadas, e com participação de públicos distintos. Houve grande participação dos universitários do Uniaraxá, muitos deles, por meio de atividades direcionadas por professores. Araxá se destaca culturalmente, mais uma vez!”, afirma.