Super banner

Araxá Esporte planeja construção de um centro de treinamento em 2012

Araxá Esporte planeja construção de um centro de treinamento em 2012

02/08/2010 – O Araxá Esporte Clube já começou a elaborar a renovação do projeto proveniente da Lei de Incentivo ao Esporte para investimentos nas categorias de base. De acordo com a diretoria, o objetivo para o próximo ano será fortalecer o projeto iniciado em abril passado que visa a criação das categorias de base.

O clube que conquistou no último ano um recurso financeiro de R$ 2,1 milhões do Ministério do Esporte – através de dedução de Imposto de Renda da Companhia Brasileira de Metalurgia e Mineração (CBMM) – pretende aumentar o número de empresas participantes no projeto. De acordo com o consultor esportivo Sérgio Negrão, a construção de um centro de treinamento é o grande objetivo do clube para 2012.

Neste ano o clube já investiu na aquisição de equipamentos e materiais esportivos, estruturação de uma academia de ginástica a ser implantada no Estádio Municipal Fausto Alvim e a contratação de profissionais ligados ao esporte, além de bolsa-auxílio para cerca de 90 jovens que formam as equipes de base do clube (12 a 14 anos, 14 a 16 e 16 a 18).

De acordo com o projeto, o trabalho deve propiciar aos atletas condições de treinamento ideais, visando formação completa dos novos atletas que devem estar em condições de competirem em alto nível, contribuindo com o esporte nacionalmente. Entretanto, aqueles que não se formarem como atletas profissionais devem estar prontos para serem melhores cidadãos em sua vida adulta.

Segundo Negrão, o projeto de 2011 será uma continuidade do trabalho que começou a ser realizado neste ano. “Nessa primeira renovação vamos aperfeiçoar o projeto com a criação de uma nova categoria e melhorias nas atividades que já desenvolvemos. O nosso objetivo não visa apenas a formação de atletas, pois temos uma série de atividades multidisciplinares, como atendimento odontológico, médico, pedagoga, assistente social, dentre outros, que dá um importante foco social ao projeto e que devemos incrementar”, afirma.

“Portanto, vamos fortalecer o projeto para o próximo ano e ele sendo aprovado vamos começar a elaborar o projeto a ser desenvolvido em 2012 que terá como grande objetivo a construção de um centro de treinamento”, acrescenta o consultor.

Negrão afirma que o Araxá já terá legados do projeto neste primeiro ano. “A nossa visão é a médio, longo prazo. A academia e a sala de fisiologia com equipamentos modernos, por exemplo, são legados que o Araxá Esporte já terá neste primeiro ano. Com a parte de academia, fisiologia e fisioterapia montada, vamos começar a preparar o projeto de construção do centro de treinamento”, diz

“É bom ressaltar que pessoas físicas e jurídicas podem participar do projeto, destinado parte do seu Imposto de Renda ao incentivo do esporte. É bom lembrar que diversas empresas, ou pessoas físicas, podem participar. A CBMM é uma parceira e nós podemos ter outros, isto, faz com que o projeto se fortaleça cada vez mais”, destaca Negrão.

O gerente de execução do projeto, João Roberto Barreto (Badete), diz que o projeto compreende atualmente 34 profissionais. “Podemos ter até 40 contratações, funcionários que fazem parte da estrutura logística e educacional às crianças. Hoje, o nosso projeto é voltado a atender 90 crianças em toda sua plenitude, do atendimento médico ao roupeiro do clube”, diz.

“Os objetivos principais do projeto são melhorar em 10% o rendimento escolar dos atletas e 30% do condicionamento físico, oferecendo todo um suporte social para que elas possam atingir as metas. No que diz respeito a estrutura física, já teremos como herança do projeto a sala de ginástica, a de fisiologia e a de fisioterapia. Cada projeto tem sua finalidade, nós próximos anos vamos elaborar projetos que visa a construção de um núcleo esportivo, um centro de treinamento para o Araxá Esporte Clube”, acrescenta.

Lei de Incentivo ao Esporte

A Lei de Incentivo ao Esporte prevê que empresas que declaram o Imposto de Renda pelo lucro real (7% do total das empresas brasileiras) podem aplicar até 4% do imposto devido em projetos esportivos. A empresa interessada pode optar entre os diversos projetos chancelados (aptos, que já passaram por uma prévia avaliação), sendo a doação depositada direto na conta do projeto.

O valor, respeitando o percentual estabelecido pela lei, será abatido no Imposto de Renda que a empresa pagará no ano seguinte. A lei estabelece benefícios fiscais para pessoas físicas ou jurídicas que estimulem o desenvolvimento do esporte nacional através do patrocínio e doações para projetos desportivos e paradesportivos.

Notícias relacionadas