Super banner

Araxá recebe a jornalista e escritora Cristiane Correa

Araxá recebe a jornalista e escritora Cristiane Correa

Cristiane Correa

O Sempre Um Papo e o Circuito CBMM de Cultura recebem, em Araxá, a jornalista e escritora Cristiane Correa para debate e lançamento do livro “Sonho Grande” (Ed. Sextante). O evento ocorre no dia 21 de outubro, segunda-feira, às 19h30, Acia – Auditório Professor Edgar Maneira – Avenida Getúlio Vargas 365 – Centro, com entrada gratuita.

Jorge Paulo Lemann, Marcel Telles e Beto Sicupira construíram, em pouco mais de quatro décadas, o maior império da história do capitalismo brasileiro e ganharam uma projeção sem precedentes no cenário mundial. Hoje eles são donos da AB InBev (a maior cervejaria do mundo, controladora da AmBev), da rede de fast food Burger King e da fabricante de alimentos Heinz, além da Lojas Americanas. Juntos, os três empresários acumulam uma fortuna estimada em US$ 35 bilhões. Lemann ocupa o posto de homem mais rico do Brasil.

Os bastidores dessa história sem igual na economia brasileira são contados pela primeira vez no livro Sonho Grande (246 páginas, Editora Sextante). A jornalista Cristiane Correa produziu um livro-reportagem em que revela a trajetória do trio desde a fundação do banco Garantia, em 1971, por Jorge Paulo Lemann. Inspirado por companhias americanas como a varejista Walmart e o banco Goldman Sachs, Lemann trouxe para o Brasil conceitos até então praticamente desconhecidos, como meritocracia e a possibilidade de os melhores funcionários se tornarem donos do negócio em que trabalham. Telles e Sicupira, que foram contratados pelo Garantia pouco após sua fundação, são o melhor retrato dessa cultura: ambos ingressaram no banco muito jovens e conquistaram espaço na instituição até se tornarem sócios de Lemann.

Ao longo de mais de um ano, Cristiane fez quase 100 entrevistas com pessoas próximas a Lemann, Telles e Sicupira, para entender como pensam e operam esses empresários. Dessa lista fazem parte desde antigos sócios do banco Garantia a personalidades que se tornaram mais próximas do trio nos últimos anos, como o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso e o americano Warren Buffet. O megainvestidor, que se associou aos brasileiros para a compra da Heinz, contou qual foi sua impressão quando conheceu Lemann, no final dos anos 90, no conselho de administração da Gillette, do qual ambos participavam: “Eu não sabia nada sobre ele. Zero. Nunca tinha ouvido falar. Nos encontrávamos a cada dois ou três meses, e demorou algum tempo até que realmente nos conhecêssemos. O que eu notei desde o começo é que ele dizia coisas que faziam sentido. Não fingia saber de coisas que não sabia, não falava só para escutar a própria voz. Tinha uma tremenda visão de negócios.”

Na década de 80, os banqueiros compraram a Lojas Americanas e a Brahma. Nessas companhias, a obsessão por controle de custo e a aversão por hierarquias rígidas ficou ainda mais clara. As paredes dos escritórios dos executivos foram literalmente derrubadas para que todos dividissem um mesmo ambiente. Restaurantes exclusivos para a diretoria acabaram. Nos estacionamentos das empresas, ninguém mais tinha vagas “especiais” – quem chegava primeiro, independente do cargo, podia pegar os melhores lugares. Tanto no banco quanto nas empresas em que eles investiram, a competição interna era estimulada e nem todos os funcionários suportaram a pressão – o livro traz depoimentos de gente que não conseguiu trabalhar mais que semana no Garantia.

Sonho Grande conta não apenas os detalhes das grandes tacadas do trio, como a compra da Antarctica (formando a AmBev) e a da Anheuser-Busch, mas também seus tropeços. O maior baque de suas carreiras – a venda do banco Garantia, em 1998, para o então Credit Suisse First Boston – é narrado em detalhes. Para um grupo de empresários tão preocupado em garantir a perpetuação de seus negócios, se desfazer da instituição financeira foi um tremendo fracasso. Na avaliação da autora, a mudança no cenário econômico mundial não foi a razão principal para a venda da instituição. “O Garantia desapareceu porque se deslumbrou com o próprio sucesso. Porque seus principais sócios se afastaram do negócio e deixaram o barco correr solto. Porque boa parte da nova geração estava mais interessada em engordar seu patrimônio pessoal do que em perpetuar a instituição”, explica Cristiane

Cristiane Correa é jornalista e palestrante, especializada em negócios e gestão.  É autora do livro Sonho Grande, que narra a trajetória dos empresários Jorge Paulo Lemann, Marcel Telles e Beto Sicupira, donos da AbInbev, Lojas Americanas, Burger King e Heinz. Lançada em abril de 2013, a obra imediatamente entrou para a lista de best sellers de negócios no Brasil. Para escrevê-la, a autora fez quase 100 entrevistas com diversas pessoas próximas aos empresários, entre elas o megainvestidor americano Warren Buffett e o ex-presidente da República Fernando Henrique Cardoso.

Para se dedicar ao livro, Cristiane deixou para trás uma carreira de sucesso na revista Exame, onde trabalhou por quase 12 anos – metade desse tempo na função de editora executiva. Na publicação foi responsável pela produção e edição de dezenas de reportagens de capa e entrevistou os CEOS das maiores empresas brasileiras e de algumas multinacionais como GE e Fiat, além de grandes gurus de gestão como o americano Jim Collins. Antes disso trabalhou na revista IstoÉ e em grandes empresas de comunicação corporativa.  Formada em Jornalismo pela Faculdade Cásper Líbero, tem especialização em Publishing pela Universidade Yale.

Sempre Um Papo

Há 27 anos, o “Sempre Um Papo – Literatura em Todos os Sentidos” promove a difusão do livro e seu autor. Já atuou em mais de 30 cidades brasileiras, tendo realizado mais de 4.500 eventos com um público presente estimado em 1,5 milhão de pessoas. O encontro presencial converge para a televisão, sendo exibido, todo sábado e domingo, há 10 anos, na TV Câmara. Desdobra-se para a série de DVDs educativos “Cultura Para a Educação”, em sua quinta edição, distribuída para mais de 6.000 escolas brasileiras. E no site www.sempreumpapo.com.br, estão disponíveis mais de 400 programas com escritores brasileiros e internacionais, gratuitamente, além de diversos seminários, na íntegra.

Serviço

Sempre Um Papo com Cristiane Correa

Data: 21 de outubro, segunda-feira, às 19h30, com entrada grátis

Local: Acia – Auditório Professor Edgar Maneira – Avenida Getúlio Vargas 365 – Centro – Araxá

Informações: 34 36691331 – www.sempreumpapo.com.br

Notícias relacionadas