Super banner

Araxá recebe atividades do Palco Giratório

Araxá recebe atividades do Palco Giratório

Palco Giratório Araxá

Araxá receberá no mês de agosto, atividades do Palco Giratório, projeto do Departamento Nacional do Sesc, de circulação de espetáculos, oficinas e debates por todo o país. O Grupo Z, de Vitória/ES, participará, em 13 de agosto, às 19h30, do Pensamento Giratório Um intérprete híbrido, no Sesc Araxá. No dia 14/08, às 20h, a companhia apresenta o espetáculo Insone, no Teatro Municipal.

Todas as atividades do projeto podem ser conferidas no site www.sescmg.com.br/palcogiratorio. Veja abaixo a programação do Palco Giratório em Araxá.

Neste ano, o projeto Palco Giratório apresenta, em todo o país, 21 espetáculos, de 18 grupos vindos de 12 estados brasileiros. Além de Araxá, as ações do projeto chegarão às cidades de Sete Lagoas, Juiz de Fora, Almenara e Poços de Caldas, no período de 8 de agosto a 28 de setembro. Belo Horizonte recebe, de 5 a 24 de agosto, o Festival Palco Giratório com todas as atividades do circuito.

PROGRAMAÇÃO

13 de agosto, terça-feira – Sesc Araxá

Pensamento Giratório – Um intérprete híbrido

Grupo Z | Vitória (ES)

Mediação: Ana Claudia Silva Fernandes

Vagas: 50 pessoas

Horário: 19h30

Carga horária: 2 horas

Endereço: Rua Dr. Edmar Cunha, 150, Bairro Santa Terezinha – Araxá/MG

Entrada gratuita – sujeito a lotação

Conteúdo

A partir da experiência do espetáculo Insone – e da trajetória do Grupo Z em trabalhos que entrelaçam dança e teatro – propomos a discussão sobre o intérprete e sua relação com a (in)definição de gênero do trabalho criado. O termo interprete foi escolhido em detrimento da palavra ator, pelo fato de estar no âmbito do teatro ocidental, separada do bailarino, outro termo restritivo. Intérprete, portanto, é aqui usado no sentido daquele que, independentemente dos cânones do teatro ou da dança, tem a função de estar em cena.

Grupo Z

O Grupo Z de Teatro foi criado em 1996, por artistas que acreditam no teatro de grupo como caminho para a realização de um trabalho contínuo, que privilegie, além da montagem de espetáculos, a pesquisa de linguagem que, a um só tempo, seja fruto do fazer coletivo e engendre sua identidade. Dentro dessa proposta, três linhas têm marcado a trajetória do grupo: o trabalho em espaços diversos; o corpo como ponto de partida para a criação; e o desenvolvimento de dramaturgia própria.

14 de agosto, quarta-feira – Teatro Municipal de Araxá

Espetáculo – Insone

Grupo Z | Vitória (ES)

Gênero: Dança

Classificação etária: 12 anos

Horário: 20h

Duração: 40 min

Endereço: Avenida Antônio Carlos, s/nº, Centro – Araxá/MG

Entrada gratuita com a retirada de ingressos 1h antes.

Sinopse:

Produzir, consumir, entreter-se, divertir-se, conectar-se, informar-se, ser feliz. Tudo isso se tornou uma obrigação que é preciso cumprir em profusão e com pressa. Nessa lógica do acúmulo e da rapidez, qual o lugar do sono de todos os dias, que não está ligado ao consumo e à produção, que é antagônico à velocidade? De que forma ocupa-se tempo dedicado ao descanso, com corpos que, muitas vezes, mantêm o ritmo frenético mesmo quando chega a hora de parar? Insone não tem uma narrativa linear – debruça-se sobre os estados de sono e vigília, os sonhos, pesadelos e a insônia, mostrando o homem contemporâneo entre a sua necessidade de repouso e as exigências de um mundo cada vez mais veloz, vertiginoso.

SERVIÇOS

Evento: Palco Giratório apresenta Pensamento Giratório Um intérprete híbrido

Data: 13/08/13

Local: Sesc Araxá (Rua Dr. Edmar Cunha, 150, Bairro Santa Terezinha)

Horário: 19h30

Entrada gratuita – Sujeito a lotação.

Evento: Palco Giratório apresenta o espetáculo Insone – Grupo Z (Vitória/ES)

Data: 14/08/13

Local: Teatro Municipal de Araxá (Avenida Antônio Carlos, s/nº, Centro)

Horário: 20h

Entrada gratuita com a retirada de senhas 1h antes.

Notícias relacionadas