Super banner

Araxá recebe estudante dos EUA em etapa do Circuito Araxaense de Xadrez

Araxá recebe estudante dos EUA em etapa do Circuito Araxaense de Xadrez

Araxá recebe estudante dos EUA em etapa do Circuito Araxaense de Xadrez 1

Aconteceu no fim de semana na Escola Estadual Dom José Gaspar a 2ª Etapa do Circuito Araxaense de Xadrez Rápido 2015, evento oficial do calendário enxadrístico da cidade. O Circuito é organizado pela Academia Araxaense de Xadrez e pelo Projeto de Extensão do Cefet Araxá “Xadrez para todos”. Esta etapa teve apoio da empresa Petro Bull e da Escola Estadual Dom José Gaspar.

Estiveram presentes enxadristas do Colégio Atena, Escolas Estaduais Padre João Botelho, Dr. Eduardo Montandon, a Federal Cefet, Uniaraxá, Escola Estadual Coronel José Afonso de Almeida de Sacramento, IFTM (Instituto Federal do Triangulo Mineiro – Campus Patrocínio), Olympia High School da cidade de Orlando Estados Unidos, alguns grandes nomes do xadrez araxaense e sacramentano. Todos os atletas foram bem recebidos na escola pela diretora Maria Cristina Cunha que deu total apoio e incentivo aos participantes.

Após as cinco rodadas de 20 minutos nocautes o enxadrista Lucas Cruvinel Cândido sagrou-se campeão com 100% de aproveitamento, seguido pelo enxadrista CM (Candidato a Mestre) Vítor Amorim Froís patrocinado pela CBMM e AABB que obteve 4,4 pontos. Completando o pódio, tivemos em 3° lugar o enxadrista do Uniaraxá Fabiano Gomes que obteve 4,0 pontos. Na categoria feminino a campeã foi a enxadrista do Cefet Ana Bruna Afonso de Faria Goulart.

Araxá recebe estudante dos EUA em etapa do Circuito Araxaense de Xadrez 2

Esta 2ª etapa do Circuito local teve a participação do estudante norte americano Eric Baião Rezende de 16 anos de idade que estuda no Olympia High School da cidade de Orlando no estado da Florida EUA.

 

Eric que está de férias escolares aqui em Araxá ficou sabendo do evento e se inscreveu. Ele contou que foi uma excelente experiência. “Além de ter sido o meu primeiro torneio de xadrez as pessoas são bem entusiasmadas com xadrez aqui em Araxá. Isso é a maior qualidade dessa comunidade. Acho que é um jogo que testa muito a mente e que todos deviam ter uma oportunidade de aprender. Achei o nível dos enxadristas bem alto e espero chegar lá um dia. Quando retornar aos Estados Unidos, pretendo dar continuidade ao meu aprendizado”, disse.

 

Confira como foi a classificação por categorias:

 

Sub-14

 

Campeão: Jhonatan Carlos Campos Luz (E.E. Dr° Eduardo Montandon)
Vice-campeã: Ellen Nara Silva (E. E. Cel. José Afonso de Almeida – Sacramento MG)

Sub-16

Campeão: Ruan Arthur de Carvalho – (Cefet)
Vice-campeão: Fernando Batista Santos – (Cefet)
3° Lugar: Eric Baião de Rezende – (Olympia High School – EUA)

Sub-20

Campeão: Breno Oliveira Afonso – (Cefet)
Vice-campeão: Erik Anderson do Prado Rocha – (Cefet)
3° Lugar: Henrique Candido Lopes – (IFTM – Campus Patrocínio MG)

Feminino

Campeã: Ana Bruna Afonso de Faria Goulart – (Cefet)
Vice-campeã: Jessika Correa Santos (E. E. Padre João Botelho)
3° Lugar: Julia dos Santos Cardoso (E. E. Cel. José Afonso de Almeida – Sacramento MG)

Notícias relacionadas