Super banner

Araxá recebe Festival de Inverno da Serra da Canastra pela primeira vez

Araxá recebe Festival de Inverno da Serra da Canastra pela primeira vez

Luiz Salgado - Foto: Divulgação

Cidade polo do Circuito da Canastra, Araxá foi escolhida para abrir o 2º Festival de Inverno da Serra da Canastra, evento que acontece com entrada franca entre os dias 26 e 28 de agosto, também nos municípios de Tapira e São João Batista.

A primeira edição do festival, que aconteceu em São Roque de Minas, contou com a participação de artistas reconhecidos e teve um público estimado em mais de 2,5 mil pessoas.

Para esta segunda edição, o festival vai oferecer apresentações de diversas manifestações como cinema e música popular, possibilitando o acesso de todas as camadas sociais às atividades realizadas. O objetivo é promover uma movimentação cultural numa das regiões mais importantes do Brasil, berço do Rio São Francisco, inserindo novas localidades associadas ao Circuito da Canastra.

A novidade é o Cine Sesc Canastra, circuito de cinema que exibirá o longa-metragem nacional “Tapete Vermelho”, do diretor Luiz Alberto Pereira e estrelado pelo ator Matheus Nachtergaele.

O filme conta a história de Quinzinho, um homem simples do campo que para pagar uma promessa decide levar seu filho Neco (Vinícius Miranda), de 9 anos, para assistir a um filme estrelado por Mazzaropi em uma sala de cinema, assim como fez seu pai quando era garoto.

Desejando cumprir a promessa a qualquer custo, Quinzinho, sua esposa Zulmira (Gorete Milagres), Neco e o burro Policarpo viajam pelas cidades em busca de um cinema que possa exibir o filme.

As exibições nas três localidades serão precedidas por show receptivo do violeiro Luiz Salgado e Grupo Expresso Caipira, que se apresentam em trio, com repertório aderente à proposta do filme.

O festival contará também com concerto do Quinteto Villa-Lobos, que fará apresentação inédita em Araxá. Grupo carioca de prestígio internacional fundado em 1962, possui 16 discos gravados. A atual formação musical está junta há 13 anos.

De acordo com o idealizador e produtor do evento, Marcelo Mamede, as atrações que farão parte desta segunda edição retratam e valorizam o jeito de ser de nosso povo, respeitando sua cultura e referências estéticas, além de preencher uma lacuna: duas das localidades não possuem salas de cinema e Araxá, apenas uma sala de exibição cinematográfica.

“Todas as atrações fazem referência à Brasilidade, ou seja, ao jeito de ser de nosso povo, representado muito bem no filme ‘Tapete Vermelho’ e nas apresentações musicais escolhidas. O Quinteto Villa-Lobos possui um repertório inspirado em grandes compositores brasileiros, como Villa-Lobos, Pixinguinha, Ernesto Nazareth, entre outros”, explica Marcelo Mamede.

O 2° Festival de Inverno da Serra da Canastra é apresentado pelo Ministério da Cultura e Companhia Brasileira de Metalurgia e Mineração (CBMM), através da Lei Federal de Incentivo à Cultura (Rouanet). É uma realização da Moinho Cultural, Sesc Minas Unidade Araxá e tem como parceiros a Associação do Circuito Turístico da Canastra, Fundação Cultural Calmon Barreto e as prefeituras de Araxá, São Roque de Minas e Tapira.

Programação

Araxá (Fundação Cultural Calmon Barreto)

SEXTA 28/08

– 19h: Abertura com show do violeiro Luiz Salgado e Grupo Expresso Caipira

– 20h: Exibição do filme “Tapete Vermelho”, estrelado por Matheus Nachtergaele (Cine Sesc Canastra)

SÁBADO 27/08

– 20h: Quinteto Villa-Lobos (RJ)

São João Batista da Serra da Canastra (Praça Cristino José Ferreira)

SÁBADO 27/08

– 19h: Exibição do filme “Tapete Vermelho”, estrelado por Matheus Nachtergaele (Cine Sesc Canastra)

– 21h: Show do violeiro Luiz Salgado e Grupo Expresso Caipira

Tapira (Prefeitura Municipal)

DOMINGO 28/08

– 19h: Abertura com show do violeiro Luiz Salgado e Grupo Expresso Caipira

– 20h: Exibição do filme “Tapete Vermelho”, estrelado por Matheus Nachtergaele (Cine Sesc Canastra)

Araxá recebe Festival de Inverno da Serra da Canastra pela primeira vez 1

Notícias relacionadas