Super banner

Araxá recebe projeto do Sesc Sonora Brasil

Araxá recebe projeto do Sesc Sonora Brasil

Araxá recebe projeto do Sesc Sonora Brasil 1

Da Redação – O Sonora Brasil, um dos projetos de cultura do Departamento Nacional do Sesc, chega á Minas Gerais. A Banda de Congo Panela de Barro, do Espírito Santo, se apresentará na sexta-feira (27/07), às 20h no Sesc Araxá; no sábado (28/07), às 19h, na Unidade III do Sesc Uberaba e, no último domingo do mês (29/07), às 18h, na Igreja do Rosário, na Praça Rui Barbosa em Uberlândia.

A programação é gratuita, mediante a retirada de ingresso nos espaços de apresentação, exceto para as apresentações na Igreja do Rosário, em Uberlândia. Em Uberaba, os ingressos estarão disponíveis na portaria principal da Unidade.

O projeto Sonora Brasil busca despertar no público um olhar crítico sobre as apresentações musicais de caráter não comercial, que valorizam a pureza do som e a qualidade das obras e de seus intérpretes, com apresentações exclusivamente acústicas. A ação possibilita às plateias o contato com a qualidade e a diversidade da música brasileira. Para os músicos, propicia uma experiência ímpar, colocando-os em condição privilegiada para a difusão de seus trabalhos e, consequentemente, estimulando suas carreiras.

Em 2012, o Sonora Brasil realizará 430 concertos por todo Brasil, em 117 cidades, a maioria delas distantes dos grandes centros urbanos. Neste ano, o Sesc Minas receberá o circuito nacional com 16 apresentações, em quatro cidades, nos meses de julho, agosto, outubro e novembro.

Sobre o congo

Principal manifestação oral capixaba, o congo é entoado para São Benedito e, em alguns locais, para São Sebastião. O ritmo tradicional é registrado desde o século XIX e, apesar de ter características próprias de cada local, está sempre associada a um naufrágio ocorrido no litoral do Espírito Santo, quando um grupo de escravos se salvou agarrado a um mastro que estendia uma imagem de São Benedito.

Serviço

Evento: Sonora Brasil.

Data: 27/07.

Local: Sesc Araxá – Rua Dr. Edmar Cunha, 150 – Bairro Santa Terezinha – 20h.

Notícias relacionadas