Super banner
Super banner

Araxaense entre os 10 melhores enxadristas do continente americano em sua categoria

Araxaense entre os 10 melhores enxadristas do continente americano em sua categoria

Vítor Amorim Fróis - Araxá

O araxaense Vítor Amorim Fróis representou a terra da Beja no XXIV Festival Pan-americano de Xadrez da Juventude 2013 entre os dias 25 de julho a 1º de agosto na cidade de Poços de Caldas e trouxe para Araxá um resultado histórico para o xadrez araxaense. O evento foi disputado em 12 categorias e reuniu 321 enxadristas de 18 nações do continente americano.

O atleta araxaense patrocinado pelas CBMM e Associação Atlética do Banco do Brasil obteve um ótimo resultado terminando em 9º lugar na sub-12, sendo o melhor brasileiro em sua categoria.

Vítor vem crescendo a cada ano, neste Pan ele demonstrou crescimento em seu nível técnico e melhores resultados. No ano passado Vítor disputou o Pan-americano no Peru na sub-10 e terminou em 23ª lugar. Já este ano, aqui no Brasil, Vitor obteve uma grande evolução terminando em 9º lugar com 5,5 pontos em 9,0, sendo o melhor brasileiro em sua categoria. A ferinha araxaense também disputou o Pan BLITZ e terminou em 6º lugar, sendo também o melhor brasileiro.

Atualmente Vitor tem em média 2 horas por dia de treinamento, chegando a fazer 200 exercícios de tática e estratégia. Além disso, Vitor tem dois treinadores, os GM (Grande Mestre) Gilberto Milos e CM (Candidato a Mestre) Jose Antônio Nery. As aulas com esses dois treinadores são on-line chegando a ter 3 aulas semanais.

O seu ex-professor Adriano Pena Ribeiro Lemos da Academia Araxaense de Xadrez vem acompanhando Vítor e orientando seus pais na participação ideal em torneios contribuindo para seu treinamento. Próximo compromisso de Vítor será 6ª Etapa do Circuito Minas Gerais de Xadrez Rápido 2013 que acontecerá em São Gotardo.

Campanha de Vitor no Pan 2013:

1ª Rodada

Torres Mendoza Raul (PERU) – x + Vitor (BRA)

2ª Rodada

Vítor (BRA) 1 x 0 Quiroga Jaquez Angel Ivan (MÉXICO)

3ª Rodada

Villca Julian (ARGENTINA) 1 x 0 Vitor (BRA)

4ª Rodada

Vítor 0 x 1 Donoso Diaz Sebastian (CHILE)

5ª Rodada

Varacalli Francisco (ARGENTINA) 0 x 1 Vitor (BRA)

6ª Rodada

Vítor (BRA) 1 x 0 Leto Enzo(ARGENTINA)

7ª Rodada

CM (Candidato a Mestre) Acosta Cubides Jorian Jared (COLOMBIA) 1/5 x 1/5 Vítor (BRA)

8ª Rodada

FM (Mestre FIDE) Quirhuayo Gonzalo (PERU) 1 x 0 Vítor (BRA) OBS: Gonzalo foi o Campeão

9ª Rodada

Vítor (BRA) 1 x 0 Gianluca Jorio Almeida (BRA)

 

Notícias relacionadas