Super banner
Super banner

Assembleia promove audiência que debateu transformação do Cefet em Universidade Tecnológica

Assembleia promove audiência que debateu transformação do Cefet em Universidade Tecnológica

Foto: Caio Aureliano

Da Redação/Caio Aureliano – A Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) realizou audiência pública que debateu as demandas mais importantes do Estado na área de educação e tratou sobre a transformação do Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (Cefet-MG) em Universidade Tecnológica. A audiência foi promovida nesta quinta-feira (9), no Teatro Municipal.

Araxá foi a primeira das nove cidades que recebem esta iniciativa da Assembleia Legislativa, As audiências também serão promovidas em Contagem, Varginha, Nepomuceno, Curvelo, Timóteo, Divinópolis, Leopoldina e Belo Horizonte. Com esta audiência pública, a Assembleia oficializou que é a favor desse importante movimento em prol da educação de Minas Gerais.

Por motivo de agenda, o deputado Dinis Pinheiro (PSDB), presidente da Assembleia Legislativa, e o presidente da Comissão de Educação, Ciência e Tecnologia, deputado Duarte Bechir (PSD), não compareceram à audiência pública. Quem a comandou foi o deputado Bosco (PTdoB), integrante dessa comissão que enfatiza a importância do movimento em todo o Estado. Também participaram os deputados Elismar Prado (PT) e Adelmo Carneiro Leão (PT).

“Nós sabemos que o Cefet é uma instituição de ensino de excelência que já existe desde 1909 e tem preparado profissionais, sobretudo, para as indústrias de Minas Gerais e do Brasil. Então, basta percorrer algumas indústrias profissionais de altíssima qualidade que foram formados pelo Cefet de Minas Gerais. Queremos buscar junto ao governo federal, através do MEC, essa transformação do Cefet em Universidade federal”, diz Bosco.

Segundo o deputado, a Assembleia, o Cefet, uma comissão de deputados federais e outros segmentos querem fortalecer esse movimento. “Para demonstrar ao governo federal a importância desse reconhecimento do Cefet que já houve, e tem todos os requisitos, de acordo com a regulamentação federal, para ser uma Universidade Tecnológica. O resultado de tudo isso vai ser importante para Minas Gerais, uma vez que, vindo essa transformação, teremos um aporte financeiro do governo federal e uma instituição ainda mais forte.”

De acordo com o diretor-geral do Cefet-MG, Márcio Basílio, o projeto de transformar a instituição em Universidade Tecnológica já vem sendo construída há mais de 15 anos, oferecendo cursos nas áreas de Engenharias de Minas, de Automação Industrial, Civil, Química, e ainda os Técnicos em Mineração, Mecânica, Eletrônica, Edificações, dentre outros.

“O Cefet hoje já conta com aproximadamente 15 mil alunos em vários níveis, são cerca de 8 mil alunos nos cursos técnicos e 7 mil nos cursos superiores, mas o nosso grande foco são cursos de tecnologia, principalmente as engenharias, pós-graduação nas áreas de engenharias e os mestrados e dourados. A transformação para universidade facilitaria o entendimento do Cefet como uma educação de nível superior”, comenta o diretor geral.

Para Basílio, caso seja concretizado o projeto, o Cefet pode auxiliar muito bem na expansão do ensino superior no Brasil, demanda esta ligada ao governo federal. “É projeto do governo, mas ligado à Secretaria de Ensino Superior, a qual hoje não estamos ligados, a expansão das engenharias no Brasil para suprir essa grande demanda que existe de engenheiros, principalmente nas cidades do interior. Nós temos hoje 16 cursos superiores e, em curto espaço de tempo, colocar mais 11 cursos superiores, a grande maioria deles, 10 no interior.”

Movimento legítimo

Antes do início da audiência, alunos e professores do Cefet saíram de passeata no campus Araxáe chegaram com cartazes, rostos pintados e apitaços reivindicando que a iniciativa seja concretizada. Mais de 100 alunos e professores da unidade estiveram no Teatro Municipal para acompanhar a audiência.

“Todos os alunos sabem que é muito importante essa transformação porque vai trazer muitos benefícios à instituição, além de status de universidade ser muito melhor que o de centro federal. Também sendo universidade, podemos trazer muito mais recursos para o Cefet, mais professores que atualmente é uma necessidade, mas também mais incentivo a pesquisa. Isso certamente é muito bom para os alunos”, ressalta o estudante do 6° período de Engenharia de Minas, Tiago Silva Araújo.

Para o diretor do campus do Cefet Araxá, Vicente Donizetti da Silva, a unidade mostra que está bem focada com esse movimento que é legítimo por parte de alunos e professores. “A universidade é topo do ensino federal, ali estão alocados os recursos para pesquisa, ensino, extensão. Então, dessa forma podemos ampliar muito mais as vagas para os alunos, os cursos oferecidos e melhorar cada vez mais a educação no Brasil”, destaca o diretor.

Governo e Legislativo araxaenses também apoiam

“A transformação do Cefet em Universidade Tecnológica é o eixo para realmente a gente dar condições de crescimento às nossas crianças e aos nossos jovens. Araxá hoje tem uma riqueza que faz parte da alta tecnologia do mundo que é nióbio, terras-raras e o fosfato, este o eixo norteador para o agronegócio. Precisamos aqui ter aqui a implantação da Universidade Tecnológica, que é o caminho”, afirma o prefeito Jeová Moreira da Costa (PDT).

“Nós estamos prontos a servir e ajudar a comunidade principalmente no que diz respeito a educação. Uma comunidade inteligente e saudável e uma cidade mais segura devemos nos preocupar primeiro na educação e o momento é agora”, aborda o vice-presidente da Câmara Municipal, vereador Sargento Amilton (PTdoB), que representou o Legislativo na solenidade.

Notícias relacionadas