Super banner
Super banner

Aulas do Tim Arteducação estão de volta em Araxá

Aulas do Tim Arteducação estão de volta em Araxá

Aulas do Tim Arteducação estão de volta em Araxá 1

Está aberta a nova temporada de arte, cultura e conhecimento. As aulas do TIM ArtEducAção estão de volta nas 13 cidades que participam do programa. Ao longo de 14 anos o programa já atendeu mais de 65 mil crianças e adolescentes com a missão de transformar vidas por meio da arte e da cultura, provocando a experimentação da arte através da vivência prática nas oficinas.

Além de impactar políticas públicas desenvolve ações que criam possibilidades de envolvimento da sociedade como grande incentivadora para o crescimento pessoal e intelectual dos jovens. O programa está presente nas cidades mineiras de Araxá, Barbacena, Belo Horizonte, Governador Valadares, Juiz de Fora, Montes Claros, Poços de Caldas, Ponte Nova, Ubá, Uberaba, Uberlândia, Varginha e Viçosa. Transformação de vidas por meio da arte.

Para Marcelo Soares de Andrade, idealizador do TIM ArtEducAção, a volta às aulas marca o inicio das atividades e a preparação dos alunos e professores para as apresentações ao longo do ano, além de criar uma grande expectativa na comunidade escolar. “Durante as oficinas do TIM ArtEducação observarmos um crescimento e um fortalecimento artístico nas cidades onde atuamos. É a arte mostrando que é possível construirmos uma sociedade diferente. Por meio da arte transformamos vidas e a consciência de todos que entram em contato com ela. Com o retorno das aulas, estamos dando continuidade dos trabalhos com a expectativa de expandir os olhares, aumentar a autoestima e firmar um compromisso maior para com o outro”.

O ano de 2015 ainda marca o reencontro do programa TIM ArtEducAção com o secretário de Cultura de Minas Gerais, Ângelo Oswaldo. “Estamos muito felizes com esse reencontro. O TIM ArtEducAção nasceu durante a gestão de Ângelo Oswaldo quando era Secretário de Cultura do Estado durante o governo Itamar Franco. A sua participação foi de extrema importância para implementação do programa em Minas Gerais, pois ele sempre esteve próximo do povo e acreditou no poder transformador da arte e da cultura na vida de muitos jovens. Nós do TIM ArtEducAção brindamos com muita entusiasmo o reencontro com o secretário Ângelo Oswaldo” finaliza Marcelo Andrade.

Para o secretário de Cultura de Minas Gerais, Ângelo Oswaldo, o reencontro é marcado por muita alegria e satisfação. “Retornar a gestão da Secretaria de Cultura do Estado e reencontrar o programa concebido por Marcelo  Andrade com ótimos resultados é animador. Ele recebeu a chancela da cultura em Minas Gerais pela relevância e pelos objetivos culturais alinhados com a educação. O TIM ArtEducAção baseia-se na interação entre os objetivos culturais e público estudantil, pois o programa dissemina informação de alta qualidade e alcança vários municípios mineiros, destacando-se pela descentralização. O Marcelo Andrade foi por 12 anos o secretário de Cultura de Viçosa e coordenador cultural da Universidade Federal de Viçosa, por isso ele é considerado um dos grandes e mais dinâmicos produtores culturais do Estado e apresentou um projeto de alta significância social e a TIM recebeu o mérito de apoiar”.

Araxá 

Em Araxá, as atividades do TIM ArtEducAção dão continuidade às aulas de teatro, música, dança, circo, artes visuais e arte digital e a expectativa para este ano é que as oficinas cresçam ainda mais. “O programa oferece 250 vagas para as oficinas, mas o nosso objetivo é ampliar as oportunidades e atender um número maior de crianças e adolescentes. Com o retorno das aulas, os alunos estão muito animados e entusiasmados. A nossa expectativa é que haja uma grande interação entre as oficinas ao longo do ano, resultando em trabalhos primorosos e em um espetáculo enriquecedor”, explica Virgínia Magalhães de Paula, articuladora do programa. Em Araxá, o programa atende 10 escolas da rede pública, direta e indiretamente, e é realizado em parceria com a Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria de Educação, com o apoio da Academia Danse.

“É um privilégio ter em Araxá o programa TIM ArtEducAção. A arte e a cultura são propagadas através das oficinas pedagógicas, que contribuem para a autoestima de nossos alunos, para o desenvolvimento de competências e habilidades, além de revelar talentos, transformando totalmente o ambiente escolar. As nossas instituições escolares acreditam na inclusão sociocultural por meio de oficinas artísticas destinadas aos jovens da rede pública de ensino e fomentam, juntamente com os realizadores do projeto, o ensino das artes nas escolas. Sabemos que o objetivo principal do ensino de artes é desenvolver competências e habilidades e é por isso que temos a grande satisfação de ser parceiros do TIM ArtEducAção”, afirma Gessy Glória Lemos, secretária de Educação de Araxá.

TIM ArtEducAção

Realizado desde 2001, o Programa TIM ArtEducAção já atendeu mais de 65 mil crianças e adolescentes, da rede pública de ensino, em oficinas artísticas, ministradas em 13 cidades mineiras. O Programa é coordenado pela ONG Humanizarte e patrocinado pela empresa TIM por meio da Lei Estadual de Incentivo à Cultura de Minas Gerais.

Notícias relacionadas