Super banner

Campanha de Vacinação Contra a Gripe termina nesta sexta-feira

Campanha de Vacinação Contra a Gripe termina nesta sexta-feira

A 11ª Campanha Nacional de Vacinação do Idoso com o tema “Deixe a Gripe na Saudade” que pretende atingir 80% da população com 60 anos ou mais termina nesta sexta-feira (8). Mas faltando um dia para o fim da imunização, Araxá ainda não atingiu a meta, vacinando, até o momento 64%, dos idosos. De acordo com o Ministério da Saúde, o objetivo da ação é reduzir óbitos e internações causadas pelo vírus Influenza, causador da gripe.

A vacina é gratuita e está disponível em todos os PSFs (7h às 17h), UNIs (7h às 19h) e no Centro de Vacinação. Segundo a coordenadora do Centro de Vacinação, Kátia Aparecida dos Santos, a procura pela vacina está menor este ano. Ela destaca que a meta é vacinar 8.804 idosos, o que representa 80% das pessoas acima de 60 anos em Araxá.

O idoso que não puder comparecer aos locais de vacinação pode solicitar a visita da equipe da Secretaria Municipal de Saúde. Basta fornecer o endereço do local de vacinação.

Segundo o Ministério da Saúde, foram investidos R$ 162 milhões para a compra de 21 milhões de doses da vacina e montagem da infraestrutura da campanha.

A vacina é contra-indicada para quem tem alergia à proteína do ovo. Além disso, o Ministério da Saúde recomenda que pessoas com deficiência na produção de anticorpos, seja por problemas genéticos, imunodeficiência ou terapia imunossupressora, procurem um médico antes de se vacinar.

Desde o início da imunização, em 1999, a gripe entre os idosos tem sido reduzida, principalmente nas regiões Sul, Centro-Oeste e Sudeste. Em 2008, mais de 14 milhões de idosos foram imunizados, o que representa 87% da população, superando a meta de 80%, estabelecida para este ano.

Notícias relacionadas