Isabella Lima – O acidente com o trem da Ferrovia Centro Atlântico (FCA) que descarrilou na semana passada, próximo a Itaipu, não foi autuado pela Polícia Militar do Meio Ambiente. Carregados de cimento, 19 vagões tombaram e despejaram o pó em área verde próxima à estação do distrito de Itaipu. Uma pequena nascente foi atingida.
De acordo com o sargento Marcelo dos Reis Nogueira, não há nenhum dano confirmado. Ele esclarece que a nascente é muito pequena e o cimento que caiu já foi levado pela água.
O militar diz ainda que não há motivos para alerta quanto ao cimento em contato com o solo. “É um pó muito fino, em pouco tempo a chuva lava tudo.”
Os trilhos foram liberados na última sexta-feira (17) e a FCA tem até o fim de março para remover os vagões do local.
Em nota, a Assessoria de Comunicação da FCA informa que “a empresa já está estudando o transporte dos vagões para outro local, o que deve ocorrer dentro de até 30 dias. O prazo se justifica pela própria complexidade da operação, que necessita, por exemplo, do auxílio de máquinas e guindastes. O cimento foi isolado na área, por meio de lonas, garantindo que o material não se espalhe pelo ambiente.”