Super banner

Carga de trem descarrilado não oferece risco ao meio ambiente, diz PM

Carga de trem descarrilado não oferece risco ao meio ambiente, diz PM

Vagões espalhados na área do acidente próxima a Itaipu - Foto: Soldado Vilaça/Corpo de Bombeiros

Isabella Lima – O acidente com o trem da Ferrovia Centro Atlântico (FCA) que descarrilou na semana passada, próximo a Itaipu, não foi autuado pela Polícia Militar do Meio Ambiente. Carregados de cimento, 19 vagões tombaram e despejaram o pó em área verde próxima à estação do distrito de Itaipu. Uma pequena nascente foi atingida.

De acordo com o sargento Marcelo dos Reis Nogueira, não há nenhum dano confirmado. Ele esclarece que a nascente é muito pequena e o cimento que caiu já foi levado pela água.

O militar diz ainda que não há motivos para alerta quanto ao cimento em contato com o solo. “É um pó muito fino, em pouco tempo a chuva lava tudo.”

Os trilhos foram liberados na última sexta-feira (17) e a FCA tem até o fim de março para remover os vagões do local.

Em nota, a Assessoria de Comunicação da FCA informa que “a empresa já está estudando o transporte dos vagões para outro local, o que deve ocorrer dentro de até 30 dias. O prazo se justifica pela própria complexidade da operação, que necessita, por exemplo, do auxílio de máquinas e guindastes. O cimento foi isolado na área, por meio de lonas, garantindo que o material não se espalhe pelo ambiente.”

Notícias relacionadas