A CBMM, empresa brasileira líder mundial na produção e comercialização de produtos de Nióbio, e a Fundação Dom Cabral (FDC) celebraram a renovação e expansão de uma parceria firmada em 2009. Com a presença do CEO da CBMM, Ricardo Lima, e do presidente executivo da FDC, Antonio Batista da Silva Junior, as instituições reafirmaram o compromisso com o desenvolvimento do país por meio da educação e da cultura.
A CBMM, através da Lei Federal de Incentivo à Cultura – Lei Rouanet, apoia a FDC na aquisição de acervo bibliográfico, equipamentos e assinaturas de base de dados, dentre outras ações que contribuem para a ampliação da biblioteca Walther Moreira Salles. A Companhia mineira também patrocina o Memorial FDC, um projeto que visa resgatar e preservar a história da instituição e da gestão empresarial no Brasil.
Neste ano, a parceria foi fortalecida com o apoio ao projeto “Memória Viva na FDC: Preservação e Conhecimento”. A iniciativa tem como objetivo promover oficinas, cursos e treinamentos para capacitar profissionais para a preservação e conservação de acervos bibliográficos e coleções, além de ampliar o acesso da sociedade à produção intelectual da FDC.
De acordo com a Head de Sustentabilidade da CBMM, Christianne Canavero, educação e conhecimento são pilares fundamentais para o desenvolvimento de qualquer sociedade. “Ao apoiar a Fundação Dom Cabral, a CBMM reafirma seu compromisso com a educação e o desenvolvimento do país, investindo em um futuro mais sustentável, onde a inovação e o aprendizado contínuo são motores de transformação”, destacou Canavero.
Para Nádia Rampi, diretora de Desenvolvimento de Parcerias da Fundação Dom Cabral, o apoio da CBMM na conservação e geração de conhecimento é fundamental para que a Instituição continue a cumprir a sua missão de contribuir para o desenvolvimento da sociedade por meio da educação. “Somos uma instituição sem fins lucrativos, buscar patrocinadores e apoiadores para as nossas iniciativas é fundamental para que possamos transformar positivamente a sociedade”, afirma.
Sobre a CBMM
Líder mundial na produção e comercialização de produtos industrializados de Nióbio, a CBMM possui mais de 500 clientes, em mais de 50 países. Sediada no Brasil, com escritórios regionais na China, Holanda, Singapura, Suíça e Estados Unidos, a companhia fornece tecnologia aos setores de infraestrutura, mobilidade, aeroespacial, saúde e energia. Desde a sua fundação, a CBMM desenvolve projetos no Brasil e em diversos países do mundo para fomentar a adoção da tecnologia do Nióbio por diversas indústrias. Para suportar seus planos de crescimento por meio da diversificação, a empresa tem uma atuação focada na pesquisa e desenvolvimento de novas aplicações. Nos últimos 5 anos, a CBMM firmou parcerias e realizou investimentos estratégicos em empresas e startups visando novos desenvolvimentos em materiais com Nióbio para baterias de íons de lítio. Para mais informações, visite o media center.
Sobre Fundação Dom Cabral
A FDC é uma escola de negócios brasileira com 48 anos, que está entre as 10 melhores escolas do mundo de acordo com os rankings de educação executiva do FT 2024. Oferece uma abordagem educacional diferenciada: o UNI(CO), que cria experiências consistentes, contínuas e com impacto positivo em seus três pilares de atuação: Educação Executiva, Acadêmica e Social para pessoas, organizações e o mundo. Consegue combinar em sala de aula: inteligência com afetividade, rigor científico com aplicabilidade e desempenho com progresso social, mostrando o seu jeito de fazer educação. Sempre acompanhando as transformações globais, tem como missão contribuir para o desenvolvimento sustentável da sociedade por meio da educação, capacitação e desenvolvimento de executivos, empresários e gestores públicos.
Cerca de 50 mil pessoas passaram pela instituição em 2023. No âmbito da Educação Social, o FDC – Centro Social Cardeal Dom Serafim foi concebido para apoiar jovens em situação de vulnerabilidade social, empreendedores populares, organizações sociais e seus gestores, por meio do desenvolvimento e capacitação. A escola também tem o portal Seja Relevante, que democratiza o acesso a conteúdos proprietários e a informações relevantes sobre carreira, gestão, negócios e impactos positivos.