Super banner
Super banner

Cefet Araxá estuda fim da greve

Cefet Araxá estuda fim da greve

cefet

O comando de greve do Cefet/Araxá marcou para a próxima segunda-feira (3) uma reunião com os professores da instituição para decidir ou não pelo fim da greve. A paralisação, que já dura três meses e tem adesão de 95% das instituições de ensino federal, acontece para reivindicar a reestruturação da carreira.

O governo federal considera encerrada a negociação com a categoria desde o último dia 13, quando assinou um acordo com o Sindicato de Professores de Instituições Federais de Ensino Superior (Proifes), que aceitou a proposta de reajuste, com percentuais que variam de 25% a 40%. O Sindicato Nacional dos Docentes das Instituições de Ensino Superior (Andes-SN) rejeitou o acordo e apresentou uma contraproposta ao governo, que não reabriu a negociação.

O professor Sérgio Luiz Pithan, coordenador do comando de greve do Cefet/Araxá, disse que a assembleia do dia 3 vai discutir a não reabertura das negociações e a provável volta às aulas. 

“O acordo com os docentes não foi possível. É bem provável que retomemos as aulas já na terça-feira (4).”

Com a retomada das aulas, o calendário letivo do Cefet será reformulado. Segundo Pithan, para repor os dias em greve, os alunos terão aulas em feriados e nos meses de dezembro e janeiro.

“O ano letivo não precisa acompanhar o calendário fiscal. Devemos encerrar as aulas somente em março do ano que vem.”

 

Notícias relacionadas