Super banner

Cefet comemora 20 anos em Araxá

Cefet comemora 20 anos em Araxá

Campus Araxá - Foto: Jorge Mourão

Da Redação/Isabella Lima – Em 1992, o Centro Federal de Educação Tecnológica (Cefet) chegava a Araxá. Antes concentrados em capitais, o Cefet de Araxá foi pioneiro na interiorização do ensino. Com três cursos técnicos, Eletrônica, Mecânica e Mineração, o primeiro vestibular ofereceu 176 vagas.

Vinte anos depois, o Cefet soma 1,1 mil alunos em quatro cursos técnicos (em 2001 a modalidade técnico em Edificações foi implantada) e dois cursos superiores, Engenharia de Automação Industrial e Engenharia de Minas.

Para celebrar o aniversário da instituição, a diretoria realizou, na tarde de sexta-feira (30), uma comemoração no campus, reunindo professores, ex-diretores – dentre eles, Paulo Nesralla, o primeiro diretor da unidade -, alunos, funcionários e segmentos estudantis, políticos e empresariais.

O diretor Vicente Donizetti da Silva comenta que foram 20 anos de muita luta e muitas conquistas. “Nós saímos de 10 mil m² de área construída para 25 mil m². Estamos em expansão, construindo um prédio administrativo com auditório e biblioteca e um laboratório em outro prédio.”

O diretor geral do Cefet Minas Gerais, Márcio Silva Basílio, diz que entre as 10 unidades da instituição no Estado, o Cefet Araxá se despontou e é a maior de todas. Ele adiantou que a ocupação do prédio do Dnit doado para o Cefet está sendo concretizada.

Ainda de acordo com Basílio, para os próximos anos o Cefet Araxá planeja abrir um curso técnico de Turismo e estuda a abertura de outros cursos superiores. “Nos próximos cinco anos nós vamos ver uma mudança muito grande nesse espaço.”

Notícias relacionadas