Super banner

Cefet é a melhor escola araxaense no Enem 2009

Cefet é a melhor escola araxaense no Enem 2009

Os alunos do ensino médio do Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (Cefet) de Araxá conseguiram a melhor pontuação entre as escolas do município que participaram do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem 2009). De acordo com os dados divulgados pelo Ministério da Educação (MEC), os estudantes do Cefet/Araxá conquistaram 620,61 pontos em 1 mil distribuídos.

Na rede privada, o Colégio Atena teve o melhor desempenho, com 599,99 pontos. A Escola Estadual Dom José Gaspar participou com o maior número de alunos (179) e obteve a melhor pontuação entre as escolas da rede estadual, com 545,45 pontos.

Em todo o país, as escolas das redes estaduais de educação voltaram a apresentar o pior desempenho no Enem. O resultado revela o tamanho do desafio que os governadores eleitos terão de enfrentar diante do ensino de péssima qualidade oferecido pelos Estados.

Quase 7 mil escolas de todo o país tiraram média abaixo de 500, numa escala que vai de 0 a 1 mil. Dessas, nada menos que 97,8% são das redes estaduais. Entre os estabelecimentos de ensino reprovados no Enem 2009 com média abaixo de 500, há apenas quatro escolas federais.

A situação também é dramática quando se avalia quem é quem entre as mil melhores escolas do país. Na relação, aparecem apenas 26 escolas estaduais, duas municipais e 85 federais. Há um predomínio absoluto das escolas privadas entre as melhores: 887 são particulares. As redes estaduais de ensino médio respondem por 85,9% das matrículas no país e recebem 7,16 milhões de estudantes, do total de 8,33 milhões no país.

As escolas privadas têm 973 mil alunos (11,6%). Outra avaliação do MEC divulgada no início do mês – o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) – revelou o abismo que separa a rede pública da privada. O Ideb do ensino médio nas redes estaduais ficou em 3,4, na escala até 10. O da rede particular, em 5,6.

A adesão ao Enem é voluntária. Estudantes da rede pública e privada se inscrevem individualmente. Cerca de 12 mil escolas, das mais de 24 mil inscritas, ficaram sem nota porque menos de dez alunos fizeram a prova. O presidente do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), Joaquim Neto, responsável pelo exame vinculado ao MEC, diz que os resultados devem servir de base para análises sobre o que está surtindo efeito ou não em termos de aprendizagem.

Ele ressalva, porém, que o Enem não é feito por todos os estudantes do terceiro ano do ensino médio, já que a inscrição é voluntária. Assim, a média de cada escola tem relação direta com os alunos que fizeram ou deixaram de fazer o exame. “Os dados do Enem têm que ser olhados com cuidado, porque o exame é voluntário. A escola tem que olhar qual foi o perfil dos estudantes que participaram”, destaca.

As melhores em Minas

Os dados do MEC apontam o Colégio de Aplicação da Universidade Federal de Viçosa (UFV) (Coluni-UFV) (734,66 pontos) e o Colégio Bernoulli (731,28 pontos) de Belo Horizonte no topo do ranking nacional, 8º e 9º lugar respectivamente. O Coluni é a única escola pública entre as dez melhores do país, uma exceção no quadro geral.

As outras oito escolas no topo do ranking são privadas, na seguinte ordem de classificação: Colégio Vértice (São Paulo), Instituto Dom Barreto (Teresina), Colégio São Bento (Rio de Janeiro), Colégio de Educação Básica Alphaville (Campinas/SP), Colégio Alexander Fleming (Campo Grande), Colégio Olimpo (Brasília), Colégio Hellyos (Feira de Santa/BA), Mobile Colégio (São Paulo).

Em Minas, quase 5 mil unidades de ensino participaram da avaliação que mede o desempenho dos alunos ao fim da escolaridade básica, ou seja, no último ano do ensino médio. O resultado é composto pela média das provas de redação e de múltipla escolha nas áreas de linguagens, ciências humanas, ciências da natureza e matemática.
Enem

O Enem é um exame optativo criado pelo Ministério da Educação, cujo objetivo é oferecer uma referência para autoavaliação, orientar escolhas profissionais futuras e avaliar a qualidade do ensino médio no Brasil. As médias vão de 0 a 100.

A prova avalia a compreensão dos conteúdos ministrados na escolarização básica e outras competências como domínio de linguagens e enfrentamento de situações-problema. Na prática, o Enem é usado como parte da nota de diversos vestibulares e como um dos critérios de seleção para concessão de bolsas do Prouni.

Ranking Enem em Araxá

1° (1.741º Brasil) Cefet – Campus IV (Federal) – 620,61

2° (2.638° Brasil) Colégio Atena (Privado) – 599,99

3° (4.801° Brasil) Colégio São Domingos (Privado) – 563,96

4° (5.718º Brasil) Colégio Dom Bosco (Privado) – 554,94

5° (6.847º Brasil) E.E. Dom José Gaspar (Estadual) – 545,45

6° (9.615º Brasil) E.E. Armando Santos (Estadual) – 527,16

7° (9.856º Brasil) E.E. Loren Rios Feres (Estadual) – 525,78

8° (13.222º Brasil) E.E. Prof. Luiz Antônio Corrêa de Oliveira (Estadual) – 504,65

9° (13.250º Brasil) E.E . Vasco Santos (Estadual) – 504,49

10°(15.041º Brasil) E.E. Rotary (Estadual) – 491,55

Notícias relacionadas