Super banner

Cultura Inglesa comemora 30 anos em Araxá

Cultura Inglesa comemora 30 anos em Araxá

Valda e Valma durante apresentação com a gaita de fole, símbolo da cultura britânica - Foto: Jorge Mourão

Da Redação – A Cultura Inglesa comemora seus 30 anos em Araxá com a abertura da mostra internacional British Sci-Fi, em solenidade realizada na manhã desta sexta-feira (20), com a presença da diretoria, funcionários, alunos e ex-alunos, personalidades e demais convidados.

A exposição é uma oportunidade única para todos os que se interessam por ficção científica – chamada de FC – ou desejam conhecer um pouco mais sobre o assunto. Alguns dizem, com razão, que o Reino Unido é a terra de origem da FC, por sua longa tradição em romances do gênero. A British Sci-Fi Exhibition proporciona um passeio pela história da ficção científica britânica, desde seus primórdios na literatura até a influência que exerce no cinema até hoje.

De forma lúdica, a mostra destaca a importância da literatura britânica na ficção científica. Os visitantes conhecerão em detalhes um dos gêneros artísticos mais influentes na cultura ocidental.

Antes da abertura da mostra ao público, as irmãs gêmeas e diretoras da escola, Valda Alves Sánchez e Valma Alves Ashidani se pronunciaram sobre a trajetória da Cultura Inglesa em Araxá, além de destacarem parcerias,  a confiança de alunos e funcionários e apoio incondicional da família para o sucesso da franquia na cidade.

A mostra British Sci-Fi fica na Cultura Inglesa até o próximo dia 30, e segue para o Uniaraxá, onde acontece entre os dias 2 e 4 de  maio.

A evolução da ficção científica ao longo das décadas

As origens do gênero remontam ao século 19. Exatamente em 1818, com Frankenstein, de Mary Shelle. Há ainda obras como 2001, de Arthur C. Clarke, que proporcionou a Kubrick a inspiração para ‘Uma Odisseia no Espaço’. Também é presença HG Wells que alcançou grande notoriedade com ‘Guerra dos Mundos’.

Na exposição é possível perceber pela linha do tempo como a FC foi saindo da literatura e entrando na música, no cinema, nas história em quadrinhos e nos seriados da televisão. Um clássico bem britânico é o seriado ‘Doctor Who’ (BBC), no ar desde os anos 1960. Personagens como os Thunderbirds e o sinistro Peter Creedy – ‘V de Vingança’ – estarão expostos na linha do tempo que brinca com o desenho do metrô de Londres.

A mostra não é composta somente pelos mais de 25 painéis que contam a história da FC ao longo das décadas. Há ainda objetos como bonecos e máscaras, uma exposição de itens colecionáveis, além de espaços de leitura de livros e gibis com as histórias originais e adaptações.

Notícias relacionadas