Super banner
Super banner

Deficientes visuais superam os seus limites no Projeto Vidança

Deficientes visuais superam os seus limites no Projeto Vidança

Foto: Divulgação

Da Redação – Desde agosto de 2012, o projeto Vidança traz a arte da dança para a vida de cerca de 50 deficientes visuais, entre crianças, jovens, adultos e idosos, que são do Centro Louis Braile (Celb). O projeto, idealizado pela gestora e empresária Polyana Ferreira Cardoso Robeiro, recebe recursos captados via Lei Rouanet do Ministério da Cultura.

Polyana diz que o projeto está sendo muito bem repercutido em Araxá. “Os deficientes visuais estão mostrando para a cidade que não tem obstáculos, eles podem ir muito além do que acham e podem ter essa capacidade. Os nossos oficineiros já fizeram várias apresentações, inclusive, no festival de Dança do CAK em ‘Uma Noite em Hollywood” (em dezembro passado) com esse tema, no FestNatal 2012 e agora já estamos correndo atrás para participar do festival de Dança em Caldas Novas, Goiás”, comenta a gestora do projeto.

Polyana acrescenta que o festival vai ser realizado nos próximos dias 24, 25 e 26 de maio. “Esse ano, o festival abriu a modalidade para deficientes visuais. A gente está querendo ser pioneiros deste evento. A participação nossa já está confirmada”, diz.

A gestora afirma que somente o grupo adulto composto por 20 participantes vai ao festival. O projeto beneficia mais de 50 deficientes visuais. “As oficinas acontecem duas vezes na semana, de manhã e a tarde. A gente tem a turma do infantil e dos adultos, trabalhamos com eles na sala de aula totalmente voltada para dança e, de vez em quando, fazemos algumas aulas em ar livre para gente estar sempre passando a eles a importância de ter vários sentidos”, salienta Polyana.

“O balanço é super positivo. Ele (Vidança) está indo além das nossas expectativas que eu não imaginava que apenas em sete meses a gente conseguiria levar eles a um evento tão grandioso como esse que vamos participar. A dança é para todos. Com certeza, a capacidade vem de dentro. A gente tinha até muitos oficineiros com muita depressão, eram tristes, mas hoje você pode ver a alegria no rosto deles. Eles se divertem bastante”, conclui a idealizadora do Vidança.

Nesta terça-feira (9), o projeto Vidança recebeu uma moção de congratulações da Câmara Municipal por proposição do Sargento Amilton (PT do B).

Foto: Caio Aureliano

Notícias relacionadas