Super banner

Delfim Moreira em festa

Delfim Moreira em festa

Atividades artísticas

A comunidade da Escola Estadual Delfim Moreira está em festa pelo centenário da instituição. As celebrações tiveram início desde setembro do ano passado. Além da criação de um hino comemorativo aos 100 anos, os estudantes realizaram pesquisas sobre a história da escola e protagonizaram apresentações artísticas. Também foi lançado, em parceria com os Correios, o selo alusivo ao centenário. Durante toda esta semana estão sendo realizadas atividades que envolvem toda a instituição.

Na última segunda-feira (26), os estudantes do turno da tarde fizeram uma passeata pelas ruas centrais da cidade. Ao som da fanfarra da escola, cerca de 300 alunos carregaram banners alusivos ao centenário. Já na terça-feira (27), os estudantes do turno da manhã participaram de uma ‘Alvorada’. Seguidos pela banda da cidade, estudantes, pais de alunos e ex-funcionários saíram às 6 horas da manhã da escola e caminharam pelas ruas do município. Segundo a diretora da escola, Serise Maria Santos, a celebração do centenário conta com a participação de toda a comunidade escolar.

Nesta quarta-feira (28) foi o dia da grande festa. Os alunos fizeram apresentações artísticas e cantaram o hino da escola. E como a festa é de aniversário, não faltou o bolo do centenário e o famoso ‘Parabéns para você’.

O fechamento das atividades do centenário será marcada com a distribuição da edição especial do jornal da escola. O Voz Escolar especial do centenário traz em suas páginas o histórico dos 100 anos da escola, entrevistas feitas por alunos, depoimentos e poemas escritos por ex e atuais funcionários, professores e alunos.

Nesta sexta-feira (30), o jornalzinho será trabalhado em todas as salas como ferramenta pedagógica. “Quando todos os alunos estiverem com o jornal em mãos, vamos fazer um comparativo entre o nosso jornal e os jornais tradicionais. Os alunos irão comparar os textos e a diagramação”, afirma a professora Edna Cristóvina Silva Menezes.

Para a montagem do jornal, os estudantes aprenderam sobre a estruturação da publicação, tipos de textos e o público para o qual os jornais são escritos. Agora que o jornal está pronto, cada turma fará um estudo com a publicação. “Vamos transformar o jornal escrito em jornal falado. Vamos revisar os textos literários e cada turma irá trabalhar um texto específico, como artigo e anedotas”, conclui a professora.

Os estudantes foram os principais pesquisadores da história do centenário. Foram eles que descobriram que a escola foi a primeira da cidade, estudaram sobre os antigos diretores e fizeram desenhos localizando a escola no município. A arquitetura também não ficou de fora e nas aulas de geografia, estudando os pontos cardiais, os alunos descobriram que a escola está localizada no ponto central da cidade.

O estudante do 3º ano do ensino fundamental, Murilo Martins Vinhal, 8 anos, ressalta o que aprendeu durante suas pesquisas. “Eu aprendi sobre a história da escola e que ela foi a primeira da cidade. Estudei sobre as ex-diretoras”. Para o estudante, um dos pontos altos das comemorações foi a passeata. “Foi muito legal, tinha a fanfarra, carro de som e foguete”, afirma. Para celebrar o centenário, objetos e documentos antigos da escola estão expostos na instituição.

História

 A denominação da escola homenageia o ex-presidente da Câmara Municipal, vereador Delfim Moreira da Costa Ribeiro, que conseguiu a construção do primeiro prédio escolar. Depois do prédio pronto, um decreto oficializou a criação do grupo escolar. No dia 28 de setembro de 1911, deu-se a instalação oficial. A primeira turma a receber o certificado de conclusão do primário foi em 1912.

Em 1930 foi construído um novo e atual prédio da escola, localizado à avenida Getúlio Vargas, 75. Hoje, a escola atende a mais de 600 estudantes do 1º ao 5º ano do ensino fundamental, nos turnos da manhã e da tarde. De 1912 a 2010, receberam o certificado de conclusão do primário 25.570 alunos.

Hino do Centenário da Escola Estadual Delfim Moreira

Letra: Elaine Almeida

Música: Paulinho Torres

Refrão      : Delfim Moreira, cem anos de glória,                                                    

                   Marcando nossa história.

                   Um centenário de dedicação,

                   Gravados no coração.

 

 Parte 1    Escola de nome reconhecido: trabalho, compromisso, ideais

                  Sucesso dos ex-alunos, destaque dos alunos atuais

                   Faz parte da história, desta cidade  

                   E, em muitos, deixou saudade!

                   Mestres e alunos sempre juntos,

                   Construindo, passo a passo, a Educação.

                   Com os funcionários, com as famílias,

                   E  o apoio da Direção.

                   Primeira escola de Araxá,

                   Pra sempre, destaque será.

   

Refrão      : Delfim Moreira, cem anos de glória,

                   Marcando nossa história.

                   Um centenário de dedicação,

                   Gravados no coração.

                   

Parte 2       O prédio conservado, há tantos anos, estrutura sem igual.

                    Escadas, pátio e salas, ser feliz aqui dentro é natural.

                    Clarão para o ensino, facho de luz,

                    Que ao crescimento conduz.

                    Todos que por aqui passaram

                    Juntos, teceram sua história,

                    Alunos, famílias e funcionários,

                    Jornada de amor e glória.

                    E, com orgulhos deixam escritos,

                    Para sempre, seus nomes, no arquivo.

Com Agência Minas

Notícias relacionadas