Super banner

Escola municipais de Araxá conquistam crescimento no Proalfa

Escola municipais de Araxá conquistam crescimento no Proalfa

Escola municipais de Araxá conquistam crescimento no Proalfa 1

O Programa de Avaliação da Alfabetização (Proalfa), realizado no final 2013 , constatou que o nível de conhecimento em Língua Portuguesa entre os alunos do 3º ano do Ensino Fundamental deu um expressivo salto em Araxá. A proficiência do município de 582,6, em 2012, elevou para 602,9, em 2013. O crescimento foi de 20,3 pontos percentuais.

Pela primeira fez, desde 2006, o nível de letramento recomendável foi alcançado por 90% dos 543 alunos da rede municipal que fizeram o teste.

De acordo com a secretária municipal de Educação, Maria Célia Araújo Oliveira, e as coordenadoras do Núcleo do Ensino Fundamental – Anos Iniciais, Déa Lúcia de Sá e Vânia de Souza Valeriano, os resultados satisfatórios no Proalfa se devem a uma ação educacional integrada o município e o Estado, estruturada a partir de ações como:

– Adesão ao Plano de Intervenção Pedagógica (PIP) Municipal para receber das equipes estaduais apoio com materiais, orientações e capacitação através de oficinas.

– Implementação das salas recursos para atendimento aos alunos com Necessidades Educacionais Especiais.

– Visitas às escolas para realizar intervenções pedagógicas, apoiar os professores e supervisores com sugestões de ações e atividades práticas com foco na sala de aula.

– Estudo de materiais didático-pedagógico.

– Formação continuada de supervisores.

– Capacitação continuada de professores alfabetizadores através do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC).

– Realização de Oficinas pedagógicas para professores do 3º ano.

Das 13 escolas municipais que oferecem ensino fundamental, 11 estão no grupo das Consolidadas,onde a maioria dos alunos está alfabetizada ao final do 3º ano, ou seja, mais de 85% dos alunos estão no Nível Recomendável de Alfabetização.

Escolas que se destacaram em nível de proficiência em 2013

Urbanas

1º – E. M. Dona Gabriela – 635,4 pontos

2º – E. M. Leonilda Montandon (Caic) – 625 pontos

3º – E. M. Manoela Lemos – 614,6 pontos

4º – E. M. Alice Moura – 605,6 pontos

Escolas Rurais

1º – E. M. Francisco Primo de Melo – 704,5 pontos      

2º – E. M. José Bento – 668,6 pontos

3º – E. M. Eunice Weaver – 612,4 pontos

Notícias relacionadas