Super banner

Escola municipal de Araxá recebe horta sensorial acessível para estudantes com deficiência

Escola municipal de Araxá recebe horta sensorial acessível para estudantes com deficiência

Abarcando um total de 487 alunos, a Escola Municipal Padre João Botelho agora conta com uma horta sensorial acessível que contribui para a inclusão de estudantes com deficiência no processo de aprendizagem e sensibilizam as crianças sobre a importância da alimentação saudável.

A estrutura foi entregue pelo Instituto Mosaic, responsável pelas ações sociais da Mosaic Fertilizantes. Essa é a primeira horta sensorial e acessível da cidade. “Quando desenvolvemos nossas ações, sempre trabalhamos ao lado da comunidade para pensar nas inciativas que podem gerar o maior impacto positivo. Em Araxá, selecionamos a Escola João Botelho por seu plano educacional voltado para crianças com deficiência e porque está localizada em uma comunidade socialmente vulnerável, justamente para que a estrutura signifique um instrumento de aprendizagem”, explica Paulo Eduardo Batista, diretor-executivo do Instituto Mosaic.

A horta tem canteiros com ervas medicinais e hortaliças, árvores frutíferas, um pequeno viveiro de mudas, espaço para composteira, bancos e lousa compondo um espaço uma sala de aula ao ar livre. Além disso, oferece recursos para experiências sensoriais – estímulos gustativo, olfativo, tátil, visual e auditivo -, além de infraestrutura adaptada e acessível, com canteiros de diferentes alturas, espaço de circulação para manobra das cadeiras de rodas, corrimão e rampa.

Escola municipal de Araxá recebe horta sensorial acessível para estudantes com deficiência 1

O projeto, desenvolvido em parceria técnica com o Instituto Movere, contempla ainda recursos de comunicação acessível como piso tátil, placas de tipografia adequada, fonte ampliada, acesso a plataforma de tradução automática de Libras (Língua Brasileira de Sinais), conteúdos em Braile e audiodescrição.

“A horta sensorial é muito importante para escola. Primeiro, porque vamos trabalhar questões pedagógicas com as crianças, no manejo, plantar, lidar com a terra, observando ativamente o desenvolvimento da semente em germinação, o que podemos chamar de método científico. Depois, temos o olhar cuidadoso às necessidades das plantas, como seres vivos que são”, diz Cacilda de Fátima Cearence, diretora da Escola Municipal Padre João Botelho. “Ser sensorial atende um público importante. A gente fala tanto em acessibilidade e, agora, poderemos envolver crianças de baixa visão ou nenhuma, cadeirantes, autistas e as com Síndrome de Down, por exemplo. E vamos receber crianças de outras unidades escolares, o que amplia muito nossos ganhos, em termos de aprendizagem”, acrescenta a professora.

Programa AlimentAção

A nova horta faz parte do Programa AlimentAção, que propõe uma experiência educativa e nutricional de valorização da alimentação saudável e sustentável. Para isso, alia informação, capacitação e iniciativas de acesso a alimentos produzidos localmente, ora nas hortas escolares, ora apoiada pela Agricultura Familiar da região, revertendo em ganhos para todos.

Desde 2019, 32 hortas foram implantadas em escolas públicas e instituições de Sergipe, Minas Gerais e Goiás. O projeto, que impacta mais de 35 mil pessoas, inclui formação do corpo docente para que se tornem multiplicadores de informações sobre a importância de uma alimentação equilibrada e saudável.

Sobre Mosaic Fertilizantes  

Com a missão de ajudar o mundo a produzir os alimentos de que precisa, a Mosaic atua da mina ao campo. A empresa entrega cerca de 27,2 milhões de toneladas de fertilizantes ao ano para 40 países, sendo uma das maiores produtoras globais de fosfatados e potássio combinados. No Brasil, por meio da Mosaic Fertilizantes, opera na mineração, produção, importação, comercialização e distribuição de fertilizantes para aplicação em diversas culturas agrícolas, ingredientes para nutrição animal e produtos industriais. Presente em mais de dez estados brasileiros e no Paraguai, a empresa promove ações que visam transformar a produtividade do campo, a realidade dos locais onde atua e a disponibilidade de alimentos no mundo, de forma segura, sustentável, inovadora e inclusiva. Para mais informações, visite www.mosaicco.com.br. Conheça nossos canais de conteúdo Nutrição de Safras e NutriMosaic. Siga-nos no FacebookInstagram e LinkedIn.

Notícias relacionadas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *