Espaço do Conhecimento de Araxá oferece cultura e educação em um só lugar

Espaço do Conhecimento de Araxá oferece cultura e educação em um só lugar

Um complexo planejado para abrigar a cultura e educação! Com uma estrutura de qualidade, o Espaço do Conhecimento de Araxá proporciona à população um local de estudos, acesso gratuito a recursos de informações e oferta de cursos.

No local, de um lado, funciona a Biblioteca Pública Municipal Viriato Corrêa, que atende a comunidade em todas as faixas etárias, ampliando o acesso à leitura, à informação e ao conhecimento.

Do outro lado, funciona o Polo da Universidade Aberta do Brasil (UAB), com a oferta de cursos técnicos, de graduação e pós-graduação gratuitos nas modalidades a distância e semipresencial.

Aproximadamente 300 pessoas passam por mês no complexo. A secretária municipal de Educação, Zulma Moreira, explica que o local foi escolhido por ser de fácil acesso e com estrutura física adequada para suportar a Biblioteca Municipal e o Polo UAB.

“A Biblioteca Municipal, por exemplo, possui um acervo riquíssimo e desenvolve uma série de programas interligados com as bibliotecas escolares. Nesse espaço tem lançamento de livros, divulgação de novos autores, trabalhos literários, além de uma série de atividades culturais. Já a Universidade Aberta do Brasil oferece dezenas de cursos de forma gratuita para as pessoas que querem cursar a universidade pública”, reforça.

Universidade Aberta do Brasil (UAB)

O Polo da UAB é uma unidade física onde os estudantes têm acesso a recursos e serviços de apoio acadêmico, tecnológico e pedagógico. O polo é responsável por oferecer todo o suporte necessário para que o estudante possa acompanhar o seu curso a distância com qualidade. O atendimento à comunidade é realizado durante a semana, das 7h30 às 19h, e aos sábados.

O local oferece computadores com rede Wi-Fi para realização de estudos e aos sábados acontecem aplicação de provas e encontros presenciais com aulas e oficinas dos cursos em andamento.

A coordenadora do Polo UAB, Joice Pereira, explica que o espaço tem como principal objetivo democratizar o acesso ao ensino técnico e superior e reduzir as desigualdades educacionais no país.

“O Espaço do Conhecimento oferece cursos e atividades gratuitas para a comunidade local, contribuindo para a formação de pessoas mais capacitadas. Sua contribuição é inestimável, pois, além de democratizar o acesso ao Ensino Superior, à informação e à leitura, também contribui para a capacitação e desenvolvimento da população local.

Biblioteca Pública Municipal

A Biblioteca Pública Municipal Viriato Corrêa atende a comunidade em geral oferecendo espaços de estudo e acesso gratuito a recursos de informações como livros, periódicos, jornais, revistas, enciclopédias, dentre outros.

Com um acervo todo informatizado, as obras podem ser acessadas no site oficial da Prefeitura de Araxá, possibilitando visualizar a capa do livro, ler o resumo e os dados bibliográficos.

O usuário pode realizar o empréstimo gratuito das obras no Espaço do Conhecimento e nas sucursais do bairro Boa Vista, do Centro Cultural Uniaraxá e na Biblioteca Móvel. Para isso, basta fazer o cadastro e retirar a sua carteirinha.

Dentro do seu cronograma de atividades culturais e educativas, a biblioteca oferece várias ações de dinamização: contação de histórias, visitas guiadas de alunos e grupos interessados, lançamento de livros, encontro com escritores, palestras, minicursos, oficinas, entre outros.

De acordo com a coordenadora da Biblioteca Pública Municipal, Maria Clara Fonseca, essa integração é importante para a construção de conhecimentos, contribuindo para o desenvolvimento de habilidades e competências.

“O Espaço do Conhecimento Araxá é um importante instrumento de transformação na vida do cidadão. Procura atrair a comunidade, aproximar as pessoas da leitura, da cultura e das oportunidades de formação profissional e educação continuada à distância”, reforça.

Notícias relacionadas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *