Super banner
Super banner

FCCB marca presença no Fórum Franco-Brasileiro de Museus

FCCB marca presença no Fórum Franco-Brasileiro de Museus

A diretora dos museus de Araxá, Nadja Feres, participou do 1° Fórum Franco-Brasileiro: Museus, Museologia e Sociedade, realizado em Belo Horizonte, entre os últimos dias 21 e 23. Com uma extensa programação sobre a museologia e a sociedade, o fórum apontou os museus como espaço de respeito e de valorização da diversidade cultural. Participaram como conferencista e coordenadores de notório saber museulógico oriundos da França, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Ouro Preto.

Segundo Nadja, o evento serviu para mostrar que Araxá mantém um trabalho integrado em todos os museus da cidade, e os tipos de comunidades, porque está sempre em transformação, através de visitas orientadas a exposições e espetáculos, estimulando o interesse pela cultura.

“Buscando beneficiar estudantes de rede pública e particular, contemplando a formação de professores e educadores envolvidos e a participação da comunidade como um todo”, destaca

“Desse modo, percebe-se que o trabalho realizado está articulado com os objetivos da Fundação Cultural Calmon Barreto, de uma política cultural de democratização dos espaços culturais, contribuição no processo de formação da consciência cidadã e de ampliação do espaço de atuação de indivíduo na sociedade”, acrescente a diretora.

Araxá se destaca durante Feira Mineira de Artesanato

O artesanato da Fundação Cultural Calmon Barreto (FCCB) foi exposto durante a 7ª Feira Mineira de Artesanato, em Tiradentes. O evento faz parte do calendário oficial da Secretaria de Estado de Cultura.

FCCB marca presença no Fórum Franco-Brasileiro de Museus 1

A FCCB esteve representada pelo coordenador do Setor de Artesanato, Henrique Natal Vieira. “Araxá mostrou que tem feito muito bem o resgate do patrimônio imaterial evidenciado na técnica utilizada na execução das peças no tear. Esse trabalho foi destaque durante o evento, chamando a atenção de todos, destaca Henrique.

Notícias relacionadas