Super banner
Super banner

Festival Internacional de Cultura e Gastronomia de Araxá começa dia 6 de junho

Festival Internacional de Cultura e Gastronomia de Araxá começa dia 6 de junho

Fotos: Divulgação e André Passos

Em 2013, a Fundação Cultural Calmon Barreto, é novamente a sede do mais tradicional festival gastronômico e cultural do Triângulo Mineiro e região. O Festival Internacional de Cultura e Gastronomia de Araxá chega à sexta edição este ano e está com os preparativos a todo vapor para surpreender o público.

Com a recente realização do Madri Fusion e, em breve, da Copa das Confederações e Copa do Mundo no Brasil, a gastronomia mineira está em alta no cenário nacional, já que Belo Horizonte é uma das sedes dos dois campeonatos de futebol e enviou uma comissão especial ao evento espanhol. Por isso, o momento é propício para consolidar o evento o calendário nacional.

O evento

O Festival de Araxá, como é mais conhecido, tem foco na alta gastronomia e na música instrumental, mais fortemente jazz, blues e choro. Além da programação cultural de padrão internacional, o evento celebrará as mulheres na gastronomia em 2013. Os concorridos festins, como são nomeados os jantares especiais, serão comandados por três chefs cinco estrelas, sendo duas brasileiras – Bel Coelho e Janaína Rueda – e uma argentina – Nadia Haron, do restaurante Nadia O.F, de Mendonza, eleito o melhor da Argentina em 2012.  

Segundo Armando de Angelis, um dos organizadores do evento, o festival tem atraído cada vez mais a atenção do público que gosta de música e gastronomia, recebendo pessoas de várias partes de Minas Gerais e de outras capitais como São Paulo, Curitiba, Rio de Janeiro e Distrito Federal. “Os visitantes do interior paulista também aumentam a cada edição do evento. O público está mais seletivo e busca uma programação diferenciada e de qualidade. Os festins estão cada vez mais concorridos e contamos com novos parceiros a cada ano”, destaca Armando.

“O Governo de Minas, através da Secretaria de Estado de Turismo – Setur pretende investir em Araxá como um novo polo gastronômico mineiro e brasileiro. A cada edição ganhamos mais visibilidade e nos posicionamos como um evento que preserva a tradicional gastronomia mineira, alavancando negócios e fomentando este setor que só tem crescido em todo o país”, reforça Juninho Lemos, também organizador do festival.

Novidades

Além dos três festins e da praça de massas, o festival contará com seis oficinas gastronômicas, oito atividades gastronômicas regionais e degustação de cervejas especiais, vinhos, café e queijo. Na parte cultural, além da música instrumental, o evento contará com apresentações de artes cênicas e uma exposição de artes plásticas.

O evento conta com patrocínio cultural do Ministério da Cultura, Vale Fertilizantes e CBMM. A promoção é em parceria com a Fundação Acia – Associação Comercial e Industrial de Araxá  e com a Fundação Cultural Calmon Barreto.

VI Festival Internacional de Cultura e Gastronomia de Araxá

Data: 6 a 9 de junho de 2013.

Local: Fundação Cultural Calmon Barreto.

Endereço: Praça Arthur Bernardes, 10, Centro,  Araxá (MG).

Horário: 6/6 (16h à 1h); 7/6 (12h à 1h); 8/6 (12h30 à 1h) e 9/6 (a partir de 12h).

Ingresso: R$10,00 (inteira) e R$5,00 (estudantes e maiores de 65 anos).

Informações: www.festivaldearaxa.com.br/2013

Notícias relacionadas