Super banner
Super banner

Festival Literário começa com grande estrutura

Festival Literário começa com grande estrutura

Festival Literário começa com grande estrutura 1

Da Redação – Começa na tarde de hoje (8), a primeira edição do Festival Literário de Araxá (Fliaraxá) – que vai trazer à cidade nomes de peso da cultura nacional, em três dias de intensa atividade. O evento é uma promoção do O Ministério da Cultura, Circuito CBMM de Cultura e o Sempre Um Papo. Uma grande estrutura foi montada no pátio da Fundação Cultural Calmom Barreto para receber cerca de 2 mil pessoas por dia.  

O público vai poder interagir com grandes nomes da literatura brasileira. “Nosso objetivo é oferecer um encontro dos araxaenses com grandes autores de renome nacional. Vamos ter várias estrelas e as pessoas que participarem também terão a oportunidade de ler, pedir autógrafos e debater vários assuntos importantes”, destaca Maria Amália Dumont de Oliveira, que é uma das organizadoras.

“Serão várias estações literárias com temas diferentes a serem abordados, de acordo com a idade do público, e do autor. Nós vamos abordar temas interessantes para crianças, adolescentes e adultos”, acrescenta Maria Amália.

O festival estreia com debates, palestras, lançamentos, oficinas, exibições, recital, sessões de autógrafos, venda de livros, sorteios, além de homenagear o escritor Ziraldo.

Segundo os organizadores, o Fliaraxá tem uma proposta multicultural e pedagógica, tendo no incentivo e contato com o universo literário seu principal objetivo. A educação para a literatura toma forma tangível quando há oportunidades de estreitamento de laços com os livros e, principalmente, seus autores.

Por isso, as metas do Festival não se concentram apenas na semana em que acontece, seu plano envolve conquistar desdobramentos, afetar a cidade de Araxá e, sobretudo, agigantar os limites de seus moradores, construindo uma ação preparatória para a segunda edição, a se realizar em 2013.

Convidados

Festival Literário começa com grande estrutura 2

Ziraldo

Nasceu em Caratinga (MG). Em 2012 celebra seus 80 anos, recebendo homenagens pelo Brasi. É cartunista, chargista,pintor, dramaturgo, caricaturista, escritor, cronista, desenhista, humorista, colunista e jornalista. É o criador de personagens famosos, como o Menino Maluquinho, e é, atualmente, um dos mais conhecidos e aclamados escritores infantis do Brasil.

Fabrício Carpinejar

Nasceu em 1972, na cidade de Caxias do Sul (RS). É poeta, cronista, jornalista e professor. Apresenta o programa de entrevista “A Máquina” na TV Gazeta, e atua como colunista do jornal Zero Hora e comentarista da Rádio Gaúcha e TVCOM.

Fernanda Takai

Faz parte da banda Pato Fu, cantando, compondo e tocando. Durante seis anos, foi colunista dos jornais Estado de Minas e Correio Braziliense, nos quais escrevia contos e crônicas. Em 2007, lançou seu primeiro livro, “Nunca Subestime Uma Mulherzinha” (Panda Books).

José Eduardo Agualusa

Nasceu em Huambo, Angola, em 1960. Estreou na literatura em 1989 com o romance histórico A conjura. Desde então, o principal de sua literatura tem sido a conturbada realidade de Angola e dos povos africanos, sacudidos por guerras civis e divididos entre os mitos ancestrais e os da modernidade globalizada.

Léo Cunha

É escritor, tradutor, jornalista e professor universitário. Já publicou mais de 50 livros de literatura para crianças e jovens. Seus livros já receberam os principais prêmios da literatura infantil brasileira, como o Jabuti, João de Barro, Nestlé e FNLIJ.

Luis Fernando Veríssimo

Nasceu em Porto Alegre, em 1936. Consagrou-se como um dos mais importantes escritores do país, com uma obra vasta – incluindo romances, crônicas, quadrinhos, infantojuvenis, muitos adaptados para cinema, teatro e TV. Mestre da narrativa curta, assina colunas diárias na imprensa brasileira.

Milton Hatoum

Nasceu em Manaus, em 1952. É autor de romances, contos, crônicas, poesias, ensaios, críticas e traduções. Estudou arquitetura e ensinou literatura brasileira nas universidades do Amazonas e da Califórnia, em Berkeley. Estreou na ficção com o romance “Relato de Um Certo Oriente”, em 1989, com o qual recebeu o prêmio Jabuti, assim como os seus romances seguintes: “Dois Irmãos” e “Cinzas do Norte”, sendo que esse último também ganhou os prêmios Bravo!, APCA e Portugal Telecom. Ambos foram publicados nos Estados Unidos e em vários países da Europa.

Paula Pimenta

Nasceu em Belo Horizonte. Ficou conhecida do grande público em 2008, quando lançou “Fazendo meu filme 1 – A estreia de Fani”, pela editora Gutenberg. Em 2011, lançou uma nova série: “Minha vida fora de série – 1ª temporada”.

Rúbia Mesquita

É educadora, comunicadora, atriz, contadora de histórias. Autora do livro infantil “1,2,3 Contos de Uma Vez” pela editora Uni duni, durante onze anos apresentou o Programa Infantil TVX, ao vivo e diário,  na TV Horizonte.

Zuenir Ventura

É escritor e jornalista, nascido em Além Paraíba (MG). Atualmente, é colunista do jornal “O Globo”. Ganhou o Prêmio Jabuti, em 1989, na categoria reportagem, pelo livro “1968 – O Ano Que Não Terminou”. É autor de outros livros, incluindo “Crônicas de um Fim de Século”, “Cidade Partida” e “Minhas Histórias dos Outros” e “1968 – O Que Fizemos de Nós”.

MV Bill

Nasceu no Rio de Janeiro, é escritor, compositor, arranjador, documentarista e roteirista. Sua atuação não se limita ao setor cultural e artístico. Ele também transita pela política e pelos movimentos negro e social. Seu desempenho nesses segmentos o levou a receber o Prêmio Unesco – Categoria Juventude, o Prêmio de Direitos Humanos, concedido pelo Ministério da Justiça, o Prêmio Cidadão do Mundo, pela ONU, e o Prêmio Wladimir Herzog, do Sindicato de Jornalistas de São Paulo.

Vagner Fernandes

É graduado em jornalismo e pós-graduado em jornalismo cultural. Com uma carreira que já completou mais de duas décadas, Vagner já trabalhou na Bloch Editores, O Globo, Jornal do Brasil, revista Vogue, entre outros.

Programação Fliaraxá

Quinta (8)

– 14h Coreto – Abertura oficial com Coral Madrigal Sol de Araxá

– 15h30 Estação Literária com Paula Pimenta – Tema: “A importância da leitura na infância e adolescência”

– 17h30 Estação Literária MV Bill – Tema: “Crescendo Sem Drogas”

– 20h Estação Literária com Zuenir Ventura e Fernanda Takai – Tema: “Jornalismo, Música e Literatura”

– 22h – Encerramento

Sexta (9)

– 14h- Abertura

– 14h30 Estação Literária com Rúbia Mesquita – Tema: “Histórias e Músicas Para Brincar e Educar”

– 17h Estação Literária com Zuenir Ventura – Tema: “1968 – O Que Fizemos de Nós / 1968 – O Ano Que Não Terminou”

– 20h Estação Literária com Luis Fernando Veríssimo e Milton Hatoum – Tema: “Processo de Criação Literária”

– 22h Encerramento

Sábado (10)

– 10h – Abertura

– 11h30 Estação Literária com Ziraldo – Tema: “Homenagem aos 80 anos!”

– 14h30 Estação Literária – Oficina de Capacitação com Léo Cunha – Tema: “Incentivo à Leitura: O Papel das Famílias e das Bibliotecas”

– 16h Estação Literária com Fabrício Carpinejar – Tema: Cônica e Poesia na Literatura”

– 17h Leitura de Poesia com Fabrício Carpinejar  – Recital

– 19h Estação Literária com José Eduardo Agualusa e Léo Cunha – Tema: “Romance: Realidade e Ficção”

– 21h Encerramento com Vagner Fernandes – Tema: “Biografia na Literatura” – seguido de pocket show com intérprete de Clara Nunes – Biografia da cantora será vendida a R$ 5.

*Para a Estação Literária retirada de senha uma hora antes de cada evento.

Serviço

1º Festival Literário de Araxá – Fliaraxá

Data: 8 a 10 de novembro, quinta-feira a sábado

Local: Fundação Cultural Calmon Barreto – Praça Arthur Bernardes, nº 10,  Centro

Informações: (34) 3661-5630 – http://www.fliaraxa.com.br

Todos os dias muita diversão, cultura e arte!

Estação da Criança com brincadeiras, monitores e oficinas!

Notícias relacionadas