Super banner
Super banner

Fliaraxá 2014 de portas abertas para a literatura

Fliaraxá 2014 de portas abertas para a literatura

Foto: Jackson Romanelli / Infinito

O sol da literatura nasceu em Araxá. Foi aberto na manhã desta quinta-feira o III Festival Literário de Araxá – Fliaraxá. Com o tema “Leitura Para Um Mundo Melhor”, o evento acontece de hoje (9) até o próximo domingo, na Fundação Calmon Barreto.

A solenidade de abertura contou com as presenças de escritores e autoridades como o prefeito, Jeová Moreira da Costa, e o diretor da CBMM, Antônio Gilberto. O público presente pôde conferir um debate sobre o tema do festival com os escritores Luiz Ruffato e Humberto Werneck, mediado por Afonso Borges, idealizador e curador do Fliaraxá.

Durante o debate o romancista Luiz Ruffato destacou que a média de leitura do brasileiro ainda é muito baixa, sendo 4 por ano. Para ele, a literatura é vista por muitos com um certo distanciamento. “De todas as artes, a literatura é a mais elitista, uma vez que ela exige uma educação formal de qualidade, tanto do escritor quanto do leitor, e também é a mais transformadora”.

O escritor Humberto Werneck ressaltou a importância do processo transformador que o hábito de ler causa na sociedade. Para ele, antes de se preocupar com a quantidade de livros, é preciso se ater à qualidade dos livros que o brasileiro lê. “Quando vejo alguém lendo um livro na rua ou no metrô, eu tenho vontade de me ajoelhar aos pés desta pessoa. Nos dias de hoje, isto é muito difícil de se ver.”

O início da tarde foi marcado por brincadeiras e contação de histórias com Rodrigo Libânio Christo, Rúbia  Mesquita e dos Chico dos Bonecos, que se apresentaram por mais de 400 crianças da cidade.

Neste primeiro dia de evento, a programação do Fliaraxá também oferece oficinas com os escritores Affonso Romano de Sant’Anna e Gustavo Penna, além de debates com os autores Mary Del Priore, Luiz Ruffato, Marcelino Freire, Marta Medeiros e Leila Ferreira. O encerramento do dia conta com uma performance teatral com a atriz Fernanda Vianna e a abertura da exposição “Quarto da Escrita”, do fotógrafo Daniel Mordzinski, no Tauá Grande Hotel de Araxá.

Confira a programação do Fliaraxá de amanhã, sexta-feira, dia 10 de outubro:

10:30 – Laura Conrado, Humberto Werneck e Rodrigo de Faria e Silva

Tema: O Livro É Pop Da capa aos personagens, das referências ao diálogo com o leitor, como a literatura pode mostrar suas cartas e encarar o mercado.

14h – Chico dos Bonecos

Tema: Tudo Bolô

Espetáculo infantil, com bonecos e contação de histórias

15h – Oficina – Rubia Mesquita

Tema: A Contação de Histórias em Sala de Aula

Práticas, possibilidades, materiais e estilos. Misturando histórias, brincadeiras e outras atividades

16h – Paula Pimenta

Tema: O Que (Tanto) Leem Os Jovens

A paixão adolescente por personagens, séries e sagas. Como os jovens leitores se relacionam com os livros e autores na era das redes sociais. Como atrair os que não leem?

16h – Oficina– Mary del Priore

Tema: A História e a História na Literatura e no Ensino. A experiência de quem mudou a forma de contar a história do Brasil

17h – Daniel Mordzinski e Victor Andresco

Tema: A fotografia como espelho transformador da literatura (com tradução consecutiva)

17h – Oficina – Rodrigo Feres

Tema: A criação de obras literárias para as plataformas de ebook

Como os escritores podem se utilizar da multimídia – música, vídeo, animações – e da interatividade na criação, produção e comercialização de obras literárias

18h – Eliane Brum, Jacques Fux e Humberto Werneck

Tema: A Literatura no Centro, o Jornalismo ao Redor

O desafio da construção do texto de qualidade

18h – Oficina– José Luiz Goldfarb

Tema: O Paradoxo da Leitura na Era das Redes Sociais – @ect_fliax

19h – Affonso Romano de Sant’Anna e Elisa Freixo

Tema: Música e Poesia: Espetáculo Surpresa

20h – Raphael Montes, Santiago Nazarian e Humberto Werneck

Tema: Corações à Prova

O eterno fascínio da literatura de gênero e suas novas configurações no Brasil. O sucesso do “existencialismo bizarro” de Nazarian e do “universo macabro” de Montes

21h – Marcia Tiburi e Leila Ferreira

Tema: – Filosofia Prática: Ética, Vida Cotidiana, Vida Virtual

22h – Espetáculo “O Livro” com Eduardo Moscovis

Classificação sugerida – 12 anos

Primeiro monólogo do ator, narra a história de um homem que recebe um livro de presente de seu pai, mas com a notícia de que ficará cego ao final da leitura. O texto é de Newton Moreno e a direção de Christiane Jatahy.

A apresentação ocorrerá no Teatro Municipal de Araxá (Av. Antônio Carlos, s/n)

A retirada de ingressos ocorre três horas antes do espetáculo.

Clique aqui para conferir a programação completa. 

Notícias relacionadas