Super banner

Fliaraxá 2015 conta com a presença de mais de 40 escritores em Araxá

Fliaraxá 2015 conta com a presença de mais de 40 escritores em Araxá

Fliaraxá 2015 conta com a presença de mais de 40 escritores em Araxá 1

A quarta edição do Festival Literário de Araxá (Fliaraxá) acontece entre os dias 26 a 30 de agosto, com participação desta edição comemorativa dos 150 anos de Araxá de autores de renome nacional e internacional.

Debates, oficinas, lançamento de livros, exposição fotográfica, concurso literário, teatro e música fazem parte da programação do festival. A curadoria é de Afonso Borges, idealizador do Fliaraxá e do Sempre Um Papo, projeto de incentivo à leitura criado há 29 anos.

Toda a programação é gratuita e as principais atividades acontecerão na Fundação Cultural Calmon Barreto.

A abertura oficial do evento acontece no dia 26 de agosto, quarta-feira, às 19h, com um “Cortejo Literário”, unindo os tambores do multi-instrumentista Maurício Tizumba e músicos de Araxá, com saída da Capela São Sebastião até a Fundação Cultural Calmon Barreto. “A ideia é que a população possa participar desse cortejo, onde o festival pede licença e convida para a grande festa da literatura”, afirma Afonso Borges.

Fliaraxá 2015 conta com a presença de mais de 40 escritores em Araxá 2

Homenagem

A escritora Lya Luft é a homenageada desta edição. A autora gaúcha publicou seu primeiro romance aos 41 anos, em 1980. Desde então, são mais de 30 livros, incluindo “Perdas e Ganhos”, que, em 2015, completa 12 anos da sua primeira edição. Ela participará de uma mesa literária com a sua amiga, a premiada prosadora Nélida Piñon, imortal da Academia Brasileira de Letras.

Exposição Internacional

A parceria com o maior Festival das Américas, o Hay Festival, garante mais uma vez a presença da obra do consagrado fotógrafo argentino Daniel Mordzinski como uma das grandes atrações do Fliaraxá, em 2015. Com o título “Cidades Escritas” a exposição é um registro do cotidiano de grandes escritores do mundo.

A mostra, que ficará exposta na Fundação Cultural Calmon Barreto, apresenta 30 fotos de escritores e suas cidades, tiradas por Mordzinski ao longo de sua trajetória profissional. As fotos são acompanhadas de textos do curador Afonso Borges.

O público poderá conferir fotos de escritores como Gabriel Garcia Marquez, Luis Sepulveda, Mario Vargas Llosa, José Saramago, Jorge Luis Borges e Adriana Lisboa.

Concurso de Redação

O festival mantém firme a missão de formar escritores entre os estudantes araxaenses. O 4º Fliaraxá promove entre as escolas de ensino médio e fundamental o Terceiro Concurso de Redação.

Assim como nas edições anteriores, o objetivo é revelar novos talentos, promover a literatura nacional e incentivar o hábito da leitura e da escrita. O tema abordado este ano é “Imagina o Livro. Imagina a Cidade”, no qual o participante pode narrar suas experiências reais ou imaginárias, que relacionam o poder da literatura com a cidade.

A entrega dos prêmios aos cinco primeiros colocados ocorrerá no sábado, dia 29 de agosto, pela escritora homenageada, Lya Luft.

O Fliaraxá 2015 é apresentado pelo Ministério da Cultura e pelo Circuito CBMM de Cultura, com recursos da Lei Federal de Incentivo à Cultura, e apoio institucional da Prefeitura de Araxá, por meio da Secretaria Municipal Especial de Turismo e Eventos e Fundação Cultural Calmon Barreto.

Fliaraxá 2015 conta com a presença de mais de 40 escritores em Araxá 3

Participantes

Participam desta edição nomes como Ana Elisa Ribeiro, Ana Martins Marques, Babi Dewet, Bruna Vieira, Carlos Andreazza, Carlos de Brito e Mello, Carlos Herculano Lopes, Fábio de Sá Cesnik, Fernando Bonassi, Francisco Azevedo, Frei Betto, Gonçalo Tavares (Portugal), Humberto Werneck, Jô Oliveira, José Paulo Cavalcanti Filho, José Santos, Leilla Ferreira, Leo Cunha, Leopoldo Brizuela (Argentina), Lucrecia Leite, Luiz Ruffato, Lya Luft, Marçal Aquino, Marco Haurélio, Marina Colasanti, Mary Del Priore, Miriam Leitão, Nélida Piñon, Nelson de Oliveira, Paula Pimenta, Paulo Netho, Pedro Gabriel, Ricardo Aleixo, Santiago Nazarian, Selma Maria, Sérgio Abranches, Thalita Rebouças, Vicente de Britto Pereira, Xico Sá, Elisangela Soares, Ricardo Barros (ambos Sesi/SP).

Entre os araxaenses estão Gessy Glória Lemos (secretária municipal de Educação de Araxá), Canarinho, Cátia Lemos, Dirceu Ferreira, Glaura Teixeira Nogueira de Lima, Hermes Honório da Costa, José Otávio Lemos, Márcio Antônio de Paula Duarte, Odone Rios, Rodrigo Feres e Tarcísio Cardoso.

Programação completa – www.fliaraxa.com.br.

Notícias relacionadas