Super banner

Gastronomia e arte em Araxá

Gastronomia e arte em Araxá

Culinária e arte em uma só combinação. De 27 a 31 de maio, Araxá recebe o 3° Festival Internacional de Cultura e Gastronomia. Durante cinco dias, a cidade reunirá, em um único evento, no Ouro Minas Grande Hotel e Termas de Araxá, renomados chefs da gastronomia nacional e internacional e diversas manifestações artísticas como artes plásticas e cênicas, música, mostra de cinema e artesanato.

O Festival Internacional de Cultura e Gastronomia de Araxá está entre os mais conceituados eventos gastronômicos e culturais do País. Em 2008, recebeu mais de seis mil pessoas de Minas Gerais, São Paulo e do Distrito Federal. Este ano a expectativa dos organizadores é de superar esta marca.

“Durante o evento, a cidade abriga turistas de diversas regiões, de dentro e fora do Estado, provando que a gastronomia é o pilar do turismo em Minas. São gerados cerca de 480 empregos diretos e indiretos. Na segunda edição registramos um aumento significativo de público. Para esta, vamos oferecer uma programação para bater esses números”, diz Armando de Angelis, um dos promotores do festival.

Amantes da boa mesa poderão participar de festins harmonizados, conduzidos por renomados chefs da gastronomia nacional e internacional. Pela primeira vez, o festival recebe a espanhola Montse Estruch, o italiano Vittorio Serriteli, o francês Marc Le Cornec e os brasileiros Eduardo Avelar e Marco Aurélio Soares.

Serão apresentados nos salões do Grande Hotel exclusivos cardápios, além de inovações e tendências da cozinha dos quatro cantos do planeta, sob o comando do mestre Ivo Faria, do restaurante Vecchio Sogno de Belo Horizonte, curador gastronômico do festival.

Tenda gastronômica

Acontecerão também, na tenda gastronômica, os tradicionais rituais dos chefs amadores do Clube da Cozinha de Araxá: Velório do Boi – um boi inteiro é assado por 24h enquanto cantadores e contadores de “causos” aguardam o ponto da carne, embalados pela tradicional cachacinha. Sopa do Velório do Boi – sobras das aparas do boi, cozidas com canjiquinha e legumes, são servidas ao público que acompanha o Velório do boi. Destrincho do Porco – todas as partes da carne suína são cozinhadas em grandes tachos de cobre e na sua própria gordura, fritadas lentamente em fogo de lenha. Paella Caipira – sem pescado, é bem mineira e leva frango, carne de sol e legumes. Festival do Cordeiro – corte de cordeiro à moda dos Araxás.

A programação seguirá simultaneamente nas dependências do hotel: Centro Cultural, Espaço Saberes, Galeria do Encontro, Praça Gastronômica e Saberes do Som. “O Festival Internacional de Cultura e Gastronomia de Araxá é um acontecimento único, por sua diversidade de atrações. A tônica é a culinária, por isso a participação de conceituados chefs. Mas a cozinha, automaticamente, está ligada a cultura – daí a ideia de mesclá-la à arte”, explica Agenor Lemos Júnior, também um dos promotores do evento.

Filmes relacionados à gastronomia serão exibidos em mostras de cinema no Centro Cultural, instalado Cine Teatro do Ouro Minas Hotel. O espaço também abrigará apresentações de espetáculos de dança, teatro e música. Exposições de artes plásticas e fotografia enfeitarão o foyer.

Workshops

Workshops gastronômicos, cozinha experimental, aulas e palestras com chefs convidados, degustações monitoradas e encontros para troca de informações ocuparão o Espaço Saberes. A Galeria do Encontro irá sediar feira de doces e queijos mineiros, artesanato regional, livros de culinária, souvernirs, cafeteria e outros atrativos.

Point

Point para descontração, a Praça Gastronômica vai abrigar pestiquerias com tira-gostos, choperias, cervejas artesanais, cachaçaria, champanheria e boa música. A música instrumental brasileira e internacional será atração principal do Saberes do Som. Ritmos como choro, rock, samba, blues e jazz serão apresentados.

Os espetáculos se revezarão na tenda central, montada exclusivamente para as exibições. Entre as atrações, River Boat’s Jazz Band, All That Jazz, Peixe Piloto, Vil Metal, Elaine Fiora e Lincoln Meirelles, Carona Brasil – homenageando os 50 anos da bossa-nova –, Quarteto Beja Jazz, Vi Voz, Banda Divinil, Allan Tannus e Banda, Samba 3 e Nicolau Sulsberck.

Inovações dos chefs do Clube da Cozinha de Araxá

Novidades e curiosidades não vão faltar durante a terceira edição do Festival Internacional de Cultura e Gastronomia de Araxá. O chefs amadores do Clube da Cozinha de Araxá vão apresentar a típica culinária mineira em verdadeiros banquetes. Entre eles, o Festival Destrinchando do Porco, em que vários tipos de cortes da carne suína serão fritados lentamente na própria gordura.

Outra invenção do grupo é o Festival Velório do Boi, em que um boi inteiro é assado por 24 horas, e a “Paella Caipira”, feita com produtos exclusivos da roça, em grandes discos de arados, pelos chefs Vitor Maneira, Fernando Braga e José Antônio Borges. O Festival do Carneiro, que vai servir saborosos cortes à moda da cultura de Araxá, sob o comando dos gourmets José Antonio Borges e Domingos Sávio Borges, também está entre as atrações. O evento acontecerá de 27 a 31 de maio, no Ouro Minas Grande Hotel e Termas.

Programação

QUARTA 27/05

Festim de Abertura – Reinventando a Culinária Mineira
Chef : Eduardo Avelar
Horário: 21h

Leituras e Releituras

Menu:

– Amuche bouche
Quiabinhos crocantes ao caramelo mixirica.
Chips de mandioca, batata doce e baroa com pasta de alho e queijo.
Maki sertanejo – rolinhos de couve com arroz de pequi e carne de sol ao caramelo de rapadura.
Caldinho de feijão com farofinha de torresmo e cachaça.
Cachacinha quente com canela, gengibre e limão capeta.

– Primeira entrada
Flan de legumes

– Segunda entrada
Filé de surubim com pirão de leite ao molho de limão capeta e aroierinha

– Primeiro prato
Galinha caipira com taioba, palmitinho do cerrado, requeijão do norte ao e molho capim de cidreiro

– Segundo prato
Carne de sol com mousseline de mandioca com couve frita e molho tamarindo

– Sobremesa
Goiabada com queijo

QUINTA 28/05

Jantar Show – Serata Italiana
Chef: Vitorio Serritelli
Horário: 22h

Menu:

– Anti Pasto

Mussarela com molho de anchovas
Azeitonas recheadas em robe de carne
Vieiras assadas com molho de lima e tomate seco

– Entrada

Creme de abóbora com funghi e bianco di cappone

– Primeiro prato

Tortolli de ricota prefumada com gengibre, molho pomodoro e molho basílico

– Prato principal

Carré de cordeiro em crosta de torresmo de porco e molho ao porto
Jardineira de vegetais agridoce

– Sobremesa

Bombolini de chantilly com baba gratinado, creme de baunilha e run

SEXTA 29/05

Jantar Dançante – Uma noite no El Cingle
Chef: Montse Estruch
Horário: 22h

Menu:

– Aperitivos

Madagascar

– Entrada
Bombones crujientes de cabrito com patata trufadas y regaliz

– Primeiro prato
Lenguado a la vainilla, naranjas, flores y verdes

– Prato principal
Pablo Romero y olé – Lagostinos, alcachofas y todo el color del huerto

– Sobremesa
Sensasiones arededor del tomate

Sábado 30/05

Jantar Dançante – “Vive La France”
Chef: Marc Le Cornec
Horário: 22h

Vive La France

Menu:

– Couvert
Bairigoule de thon, salade d’ berbes et jus de chlorophylle (Atum temperado a moda provençal, salada de ervas e sumo de clorofila)

– Entrada
Brie em crosta com geléia de framboesa, endívia com vinagrete e mel
Bacalhau gratinado com mousse leve de mandioquinha ao alho porro, molho de frango e alcaparras

– Prato principal
Carré de cordeiro ao alho e frutas secas
Chutney de pêssego ao whisky e sabor de tomilho
Vagens finas e batata doce roxa

– Sobremesa
Crepes ao laranja e ao Grand Marnier
Café e petis fours

Notícias relacionadas