Super banner
Super banner

Gripe suína faz governo adiar retorno das aulas na rede estadual

Gripe suína faz governo adiar retorno das aulas na rede estadual

Ao anunciar juntamente com a secretária de Estado de Educação, Vanessa Guimarães Pinto, o adiamento da volta às aulas para o dia 10 de agosto, o secretário- adjunto de Saúde, Antônio Jorge de Souza Marques, reforça a importância que os alunos permaneçam em casa mesmo a partir do dia 10 de agosto caso apresentem qualquer sintoma de gripe.

A orientação é válida também para os professores e funcionários das escolas. Se os sintomas forem mais fortes, as pessoas devem procurar o serviço de saúde. De acordo com Antônio Jorge, que também preside o Comitê de Enfrentamento de Influenza A H1N1 em Minas Gerais, o adiamento das aulas é decorrente da percepção que pairavam várias dúvidas na sociedade.

“A medida do Governo é diretiva para a rede estadual de ensino. E é uma forte sugestão para que todas as redes de ensino façam a adesão ao adiamento”, afirma.

A secretária Vanessa também reforça a recomendação do Comitê de Enfrentamento para que os alunos com sintoma de gripe, a qualquer tempo, não freqüentem a escola e mantenham a direção das escolas informadas.

O adiamento vai ser um mecanismo de mobilização da escola com a preparação das equipes para receber os alunos no dia 10 de agosto. No caso de Belo Horizonte, onde se concentra a maior parte dos casos, e as escolas maiores, os diretores participarão de reuniões com técnicos da área de saúde.

O adiamento da volta às aulas é válido apenas para os alunos. Os professores devem se reunir na escola durante a próxima semana, entre os dias 3 a 7 de agosto. Os diretores das escolas têm liberdade para definir quanto tempo os professores irão dedicar na próxima semana para prepararem a abordagem do tema.

De acordo com a secretária, ainda em agosto será definido o novo calendário escolar da rede estadual de ensino.

Dia D

Na próxima quinta-feira (6), será realizado o DIA D de comunicação para o enfrentamento da nova gripe, quando a Secretaria de Estado de Saúde (SES) vai transmitir informações pelo Canal Saúde aos postos em todo o Estado e convidar as escolas para participarem da iniciativa.

As informações sobre os sintomas da nova gripe e prevenção podem ser obtidas no site da Secretaria de Estado de Saúde específico para o tema – www.gripesuina.saude.mg.gov.br.

Notícias relacionadas