Super banner
Super banner

Henrique Avancini e Isabella Lacerda vencem novamente e confirmam título da CIMTB em Araxá

Henrique Avancini e Isabella Lacerda vencem novamente e confirmam título da CIMTB em Araxá

Fotos: Divulgação/CIMTB

A busca pela sonhada vaga nos Jogos Olímpicos do Rio 2016 segue a todo vapor para os ciclistas Henrique Avancini e Isabella Lacerda. Atuais campeões da Copa Internacional de Mountain Bike (CIMTB), a dupla confirmou neste domingo o favoritismo na etapa de abertura da competição, em Araxá, após vencer o Contrarrelógio e o Short Track válidos pelo Cross Country por Estágios (XCS), levando também a vitória no Cross Country Olímpico, disputado neste domingo (23). Além dos 120 pontos somados no ranking UCI (União Ciclística Internacional), outro grande feito foi alcançado por ambos: o primeiro título na etapa de Araxá da CIMTB.

“Vencer em Araxá é realmente especial. Já havia terminado em segundo e em terceiro nos anos anteriores, mas nunca faturei o título da etapa. Ganhar é diferente porque o público é vibrante e exigente e aqui é um marco no nosso calendário nacional. Uma prova tão reconhecida internacionalmente, o que torna esse primeiro triunfo algo muito gratificante”, contou Henrique Avancini. “Para se ter uma ideia da importância de Araxá, em 2013 a minha melhor pontuação em uma prova foi 120 pontos e, nestes três dias, consegui essa soma no meu ranking”, concluiu.

A campeã Isabella Lacerda também estava muito feliz. “Araxá sempre foi meu foco e meu sonho. Após uma queda e um pneu furado nos Jogos Sul-Americanos no Chile, no fim de semana passado, coloquei como meta para me motivar conseguir o título aqui. Com muita força nas pernas e dedicação alcancei esse feito inédito na minha carreira. Só tenho que agradecer a todos que me ajudaram, desde minha equipe até meus parentes, namorado e amigos”, comemorou Isabella Lacerda.

Assim como nos dois dias anteriores, Avancini e Isabella sobraram em relação aos rivais, e venceram de ponta a ponta. O ciclista fluminense quase se prejudicou na primeira volta, ao fazer a descida mais longa da Dona Beja e a estratégia de administrar os 53 segundos em relação a Rubinho Valeriano, também precisou ser alterada.

“Meu objetivo era administrar a vantagem obtida com o Contrarrelógio e o Short Track. Assim, minha ideia era fazer uma prova em equipe, com o Sherman e o Fred me acompanhando para não cair meu ritmo, e assim me auxiliarem a garantir a vitória. Era mais interessante andar com meus companheiros do que sozinho, para não sofrer ataque dos rivais. Consegui uma boa diferença na descida da caixa d’água, aumentei a diferença e ganhei segundos e disparei na liderança”, analisou Henrique.

Mesmo vencendo todos os estágios na etapa, Isabella elogiou o nível das adversárias. “A meninas estão muito fortes. Cada prova é uma que ganha e as disputas estão cada vez mais difíceis. Acredito que meu diferencial foi a concentração nesses dias. O nível está crescendo e isso é muito bom para o Mountain Bike feminino. Competições como a Copa Internacional Levorin de MTB só fortalecem mais o nosso esporte e a nossa categoria”, avaliou Isabella.

Sub 23 e Júnior

Atual campeão do último XCS do Sub-23 (Sauipe), Guilherme Muller começou bem a temporada e mostrou evolução durante os três dias. Campeão no Sub-23, esteve sempre entre os melhores da Super Elite. Após um 14º no Contrarrelógio e um sétimo no Short Track, o ciclista de 20 anos, de Monte Sião (MG) foi o quarto colocado no domingo.

“Foi muito produtivo. Consegui ser o campeão no Sub-23 e fui bem na Super Elite. Vim focado e treinei muito. Na sexta tive imprevistos e fui o terceiro melhor dia. Fiz uma excelente prova no Short Track, o que me deu a liderança da minha categoria. Neste domingo, consegui rodar entre os cinco melhores, em um ritmo alucinante. Confesso que andar próximo de ciclistas como Pscheidt e Rubinho, por exemplo, me deixaram muito apreensivo”, pontuou Guilherme.

Na categoria Júnior, Gilberto Cézar Melo, de apenas 16 anos, conquistou o título e já sonha em chegar à Super Elite. “Ando de bike desde os 13 anos. Na última temporada ganhei o título da Juvenil da CIMTB Levorin e agora comecei bem na Junior. Meu sonho é chegar na Super Elite. Quem sabe não represento um dia o Brasil em grandes competições”, afirmou o atleta de Santo Antônio do Monte (MG). Questionado se prefere os estudos ou a bike, Gilberto deu a resposta certa. “Estou no primeiro ano do Colegial, mas tanto estudo quando a bike são importantes para mim”.

Classificação final do XCS de Araxá

Na Super Elite, além do campeão Avancini, Ricardo Pscheidt superou Rubinho, com duas segundas colocações seguidas, e ficou com o vice-campeonato no geral. Guilherme Muller e Marcelo Cândido, que haviam iniciado mal a competição, se recuperaram e encerraram na quarta e quinta colocações, respectivamente. Na Elite Feminina, as cinco primeiras no geral foram as mesmas ciclistas que subiram no pódio no domingo: Isabella Lacerda, Alexandra Serrano, Raiza Goulão, Erika Gramiscelli e Roberta Stopa.

Copa LM de Amadores

O agito do último dia da CIMTB começou logo cedo, às 8h, com a realização da primeira largada. Os atletas da Copa LM de Amadores, em sete das oito categorias, entraram na pista para um domingo de festa. Apenas a Segurança Pública participou da segunda largada. Cerca de 600 ciclistas se inscreveram para a prova, que é a categoria de base da Copa Internacional de MTB, em que os iniciantes tem um primeiro contato com o universo do mountain bike.

Resultados do Cross Country Olímpico

Masculino

1.- Henrique Avancini – 1h29min41s

2.- Ricardo Pscheidt  – 1h30min30s

3.- Marcelo Cândido  – 1h30min59s

4.- Guilherme Muller  – 1h31min23s

5.- Rubens Valeriano  – 1h32min29s

6.- Lukas Kaufmann  – 1h32min31s

7.- Mario Antonio Oliveira  – 1h32min44s

8.- Edivando de Souza Cruz – 1h34min27s

9.- Guilherme Saad Alves  – 1h34min49s

10.- Valmor Hausmamm  – 1h35min12

Feminino

1.- Isabella Lacerda  – 1h33min55s

2.- Alexandra Serrano (Equador) – 1h34min31s

3.- Raiza Goulão – 1h35min25s

4.- Erika Gramiscelli – 1h35min58s

5.- Roberta Stopa – 1h39min47s

6.- Sofia Subtil – 1h41min02s

7.- Liege Walter – 1h41min53

8.- Mariana Carcute – 1h44min18s

9.- Letícia Cândido – 1h45min49s

10.- Aline Lombello – 1h48min24s

Confira os resultados de todas as provas: http://cimtb.com.br/a-copa/resultados/resultados-2014/

COM CIMTB

Notícias relacionadas