Super banner
Super banner

‘Horta na Escola’ comemora resultados alcançados em 2016

‘Horta na Escola’ comemora resultados alcançados em 2016

O Centro Municipal de Educação Infantil (Cemei) Magdalena Lemos, no bairro Urciano Lemos, encerra nos próximos dias a edição 2016 do projeto Educação Ambiental e Sustentabilidade de horta na escola, com a participação dos alunos. Os resultados são comemorados pelos professores, que conseguiram criar hábitos de alimentação mais saudáveis nas crianças.

O projeto de hortas escolares desenvolvido pela Secretaria Municipal de Educação é supervisionado pela educadora Márcia Andrade e acontece na Escola Municipal Padre Inácio, nos Cemeis Francisca Quirina, Magdalena Lemos, Dalva Santos Zema, Proinfância e na Escola de Aplicação.

A diretora do Cemei Magdalena Lemos, Fabiana Santos Florentino, contou que no início do ano as professoras pediram para fazer parte do projeto. O espaço escolhido para a horta, um gramado no fundo do terreno, estava infestado de formigas. Foi quando a supervisora do projeto, Márcia Andrade, assumiu e conseguiu criar a horta. As crianças plantaram alface, brócolis, taioba, espinafre, salsinha, couves e ervas medicinais.

Com o crescimento das plantas, as professoras trabalharam em sala de aula temas relacionados à alimentação saudável e cuidados com o meio ambiente. Os 180 alunos, entre 2 e 5 anos, se envolveram em todas as fases. Fabiana admite que é difícil criar nos alunos o hábito de comer salada, mas que percebeu mudanças em alguns deles.

“As crianças têm resistência com tudo que é verde, mas quando se envolvem o resultado é muito melhor. Quando a gente falava que o lanche era feito com produtos da nossa horta, a aceitação foi bem maior”, conta.

Com os resultados positivos, a meta é ampliar o número de escolas participantes do projeto em 2017. De acordo com Márcia, as cinco escolas rurais do município também terão hortas no ano que vem.

Notícias relacionadas

Inscreva-se
Me avise:
guest
0 Comentários
Comentários em linha
Mostrar todos os comentários
0
Deixe seu comentário para essa notícia!x