Super banner

Início da construção do Centro Cultural Uniaraxá foi a principal notícia de 2015 para a instituição

Início da construção do Centro Cultural Uniaraxá foi a principal notícia de 2015 para a instituição

Nesta semana, o Uniaraxá conclui o TOP 10, com a notícia que mais mereceu destaque no ano passado, envolvendo a Instituição. Para relembrar, o Grupo de Gestores do Uniaraxá elegeu as dez principais notícias da Instituição que foram destaque em 2015. Na matéria de hoje, o destaque é a solenidade realizada no final do mês de setembro de 2015, em que o Uniaraxá e a Companhia Brasileira de Metalurgia e Mineração (CBMM) deram a notícia à comunidade de Araxá e região sobre a efetivação do processo de construção do Centro Cultural do Uniaraxá. Em uma maquete virtual, autoridades, imprensa, empresários e o público em geral pôde conhecer de perto o projeto que vai oportunizar a realização de expressões culturais, com total e livre acesso de toda a comunidade. Relembre agora o lançamento do projeto, que foi um marco para a história do Uniaraxá e também da cidade.

1º lugar – Uniaraxá anuncia início das obras do Centro Cultural com apoio da CBMM

Um novo espaço com uma nova proposta, totalmente equipado didática e tecnologicamente com livre acesso à toda comunidade de Araxá e região, esse é o Centro Cultural do Uniaraxá. Com o lançamento do início das obras no dia 29 de setembro, o Centro do Conhecimento será um espaço moderno, que abrigará biblioteca, espaço multimídia e ambientes destinados a exposições culturais, abrigará também um anfiteatro com capacidade para 500 pessoas. A obra está orçada em R$ 25 milhões, deve ser entregue em quatro anos, e será totalmente incentivada com recursos da Lei de Incentivo à Cultura – Lei Rouanet, através de realização do Ministério da Cultura do Governo Federal e patrocínio da Companhia Brasileira de Metalurgia e Mineração (CBMM).

O lançamento das obras contou com a presença do Diretor Administrativo da CBMM, Antônio Gilberto Ribeiro de Castro, do Prefeito Aracely de Paula, da Vice-Prefeita Lídia Jordão, do Deputado Estadual Bosco, de alguns vereadores que representaram a Câmara Municipal, de várias autoridades e empresários, além da Comunidade Acadêmica, que acompanhou emocionada a apresentação do projeto.

A obra está sendo iniciada e os recursos necessários para a primeira etapa, no valor de R$ 5 milhões, já foram depositados pela CBMM. O reitor do Uniaraxá, professor Válter Gomes, fala com orgulho deste grande feito e relembra quando tudo começou, em uma conversa com Antônio Gilberto. “Ao indagá-lo sobre a possibilidade do Uniaraxá ser parceiro da CBMM e aproveitar os recursos da Lei Rouanet, tive como resposta que os recursos financeiros estavam à disposição do Uniaraxá e que faltavam eram bons projetos” conta. A partir de então, professor Válter liderou estudos, consultas e pesquisas sobre o que seria necessário para viabilizar a construção de espaços para suprir as maiores necessidades da Instituição: Biblioteca e Anfiteatro.

Professor Válter destaca que a ideia era investir os recursos em projetos permanentes que fizessem grande diferença para a Instituição e para a comunidade. Com o envolvimento de alguns colaboradores e de consultores, chegaram ao projeto final, prontamente aprovado pela CBMM e pela Comissão Nacional de Incentivo à Cultura (CNIC) do Ministério da Cultura. Professor Válter registra os agradecimentos a todos que tornaram realidade a aprovação do Centro Cultural, que fará a diferença no desenvolvimento da cultura, na qualidade da oferta do Ensino Superior em Araxá e região, sendo ainda um marco na história do Uniaraxá!

 

Notícias relacionadas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *