Super banner

Inscrições para curso gratuito em Audiovisual, do Projeto Minas Cine, terminam dia 03 de março

Inscrições para curso gratuito em Audiovisual, do Projeto Minas Cine, terminam dia 03 de março

Terminam no dia 03 de março de 2022 as inscrições para a Formação Gratuita em Audiovisual, oferecida pelo Projeto Minas Cine, através da Ong Contato e viabilizada por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura, com patrocínio da Fundação ArcelorMittal, da Cemig e do governo de MG. Quem tiver interesse, pode efetuar sua inscrição e garantir a participação pelo link https://www.sympla.com.br/minascine-etapa-alto-paranaiba–curso-gratuito-de-producao-de-projetos-audiovisu__1486981. As aulas aconteceram no período entre 07 e 16 de março de 2022. As vagas são limitadas.

A etapa é voltada para os moradores de cidades na região do Alto Paranaíba. O curso possui sete módulos, num total de 28 horas/aula em formato online. Em outubro de 2021, o “Minas Cine” iniciou os cursos técnicos e as atividades de formação, produção e intercâmbio de conhecimentos entre artistas, coletivos e profissionais do mercado audiovisual brasileiro. “Minas Gerais é o nascedouro do cinema nacional e precisa se preparar para os desafios que este segmento terá de enfrentar nos próximos anos, seja a nível tecnológico, seja em termos de novas dinâmicas de mercado. Acreditamos que temos condições de protagonizar uma nova fase de valorização do audiovisual brasileiro”, assinala o coordenador Helder Quiroga.

O Projeto

Com uma produção destacada nas últimas duas décadas, vencedora de prêmios em festivais importantes no Brasil e no exterior, o cinema mineiro é protagonista do “Minas Cine”, um amplo e inédito projeto sobre toda a sua cadeia audiovisual, que envolve desde cursos de formação à pesquisa sobre os seus diversos segmentos.

Esse levantamento contemplará todas as regiões do Estado, como um Raio-X, que servirá de base para estudos investigativos e elaboração de um planejamento mais efetivo, visando o crescimento do audiovisual mineiro. “Embora tenhamos uma produção efervescente e bastante premiada, faltam ainda muitos dados para compreendermos como ela pode ser melhor estimulada em seus diversos campos, da universidade à sala de exibição, passando pelo perfil dos espectadores. Esse é o grande objetivo do Minas Cine”, afirma Quiroga.

Entre os professores que participam do curso estão nomes importantes ligados à produção e ao estudo do cinema no país. Entre eles, a produtora Débora Ivanov, que abordará as políticas públicas para o audiovisual; Igor Kupstas, diretor da O2 Play, distribuidora da O2 Filmes, que falará do negócio da distribuição e do cinema digital. Completam a equipe Rafael Neumayr (Direito Autoral, Controladoria e Prestação de Contas), Minom Pinho (Produção Executiva para o Audiovisual), Tammy Weiss (Sustentabilidade, Inclusão no Audiovisual e Film Comission), Júlia Nogueira (Formatação e Elaboração de Projetos Audiovisuais), Victor Lopes (Metodologias e Técnicas de Pitching).

O resultado da pesquisa será apresentado em seminário, a ser realizado em 2022, e ganhará a forma de publicação e web-série, com a disponibilização dos dados. A ONG Contato é uma entidade privada sem fins lucrativos, criada em 2001, na capital mineira. Voltada para a realização de projetos e ações que visam à formação e capacitação profissional, geração de conteúdos e articulação em rede. Entre os projetos desenvolvidos estão o Circuito Cinematográfico de Periferia, Residências Criativas e a revista Elipse.

Serviço

O que é? Últimos dias para inscrições, até 03 de março de 2022

Como fazer? Inscreva-se em: https://www.sympla.com.br/minascine-etapa-alto-paranaiba–curso-gratuito-de-producao-de-projetos-audiovisu__1486981.

Mais informações? https://ongcontato.org/portfolio/minascine/

Quais cidades? https://ongcontato.org/minas-cine-cidades-contempladas/.

Projeto Minas Cine – Etapa Alto Paranaíba

Organização: ONG Contato.

Patrocínio: Fundação ArcelorMittal, Companhia Energética de Minas Gerais e Governo do Estado de Minas Gerais Realização: Secretaria Especial de Cultura – Ministério do Turismo – Governo Federal

Notícias relacionadas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *