Minas recebe autorização para importação da vacina Sputnik V

Minas recebe autorização para importação da vacina Sputnik V

O Governo de Minas dará continuidade ao processo de importação da vacina russa Sputnik V. A autorização para a compra do imunizante foi concedida, em caráter excepcional, pela Diretoria Colegiada da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e comunicada ao Executivo nesta sexta-feira (2). Inicialmente, Minas deverá realizar a aquisição de até 428 mil doses do imunizante, o que permitirá importante avanço nesta que é a maior operação de vacinação da história de Minas Gerais.

O governador Romeu Zema comemorou a aprovação da Anvisa para compra do imunizante. “A Anvisa autorizou a nossa solicitação de importação de 428 mil doses da vacina Sputnik. Mas, agora, o fundo soberano russo vai junto com a Seplag dar a data da entrega, que eu espero que seja o mais breve possível”, afirmou Zema.

Com a liberação, o Governo de Minas prosseguirá com os encaminhamentos para finalizar as negociações do contrato junto ao Fundo Soberano Russo. O quantitativo de doses pleiteado corresponde a imunização de 1% da população mineira, limite máximo estabelecido pela Anvisa.

O pedido de autorização para importação excepcional de doses da vacina Sputnik V foi oficializado pelo Estado no mês de junho. A negociação leva em consideração diversos pontos, como prazo estabelecido para entrega.

A importação da Sputnik V será realizada respeitando condicionantes e assinatura de Termo de Compromisso, para o enfrentamento da emergência de saúde pública de importância nacional decorrente do surto do novo coronavírus (SARS-CoV-2), nos termos da Lei nº 14.124/2021.

Fonte: Agência Minas

Notícias relacionadas

Inscreva-se
Me avise:
guest
0 Comentários
Comentários em linha
Mostrar todos os comentários
0
Deixe seu comentário para essa notícia!x