Super banner
Super banner

Museu Dona Beja receberá mobiliário histórico da primeira presidente de honra

Museu Dona Beja receberá mobiliário histórico da primeira presidente de honra

Itens do estilo “Império” pertencentes à araxaense Dona Silvéria Aguiar estarão no acervo do museu.

 

Preciosidade nos detalhes e reverência à história são as principais preocupações da Prefeitura de Araxá na restauração do Museu Dona Beja, adquirido pela administração pública em abril deste ano. A Fundação Cultural Calmon Barreto, com apoio financeiro da Companhia Brasileira de Metalurgia e Mineração (CBMM), adquiriu mobiliário no estilo “Império” pertencente à Dona Silvéria Aguiar. Conforme boletim “O TREM da HISTÓRIA” (Ano 5, nº 18), a araxaense foi eleita a primeira “Presidente de Honra” do museu pelo jornalista Assis Chateubriand, quando o mesmo adquiriu o casarão e inaugurou o museu em setembro de 1965.

Dona Silvéria Aguiar, já falecida, foi esposa do saudoso ex-prefeito de Araxá, José Adolpho de Aguiar. Diante de avaliação de cotações devidamente apresentadas pela Fundação Cultural, o neto do casal, José Pedro Aguiar, definiu proposta de R$ 45 mil para a venda de uma mesa com seis cadeiras, uma cristaleira e um étagère (aparador). Outra parte do mobiliário foi doada: uma cômoda, duas poltronas e outras duas cadeiras.

A presidente da FCCB, Annette Akel destaca que o fato memorável reforçou a importância da aquisição e conservação da mobília para compor o novo contexto museológico e museográfico do museu.  “Reabrir as portas do ‘Museu Dona Beja’ contando com mais este fato importante será com certeza um marco histórico diferenciado. Quando a ação é coletiva, investir em cultura, turismo e história em favor do município é ainda mais incentivador”, afirma Annette Akel.

Museu Dona Beja receberá mobiliário histórico da primeira presidente de honra 1

 

Características do mobiliário

A aquisição feita para compor o Museu Dona Beja trata-se de móveis de madeira nobre que retratam a suntuosidade característica do estilo “Manuelino”, originário de Portugal e Bélgica no século 18. Tal estilo chegou no Brasil no século 19 com adaptações próprias ao nosso clima tropical, tais como a substituição de madeiras – que continuaram a receber camadas de verniz fino e brilhante. Os móveis fazem ligação entre os estilos “Dona Maria” e “Vitoriano”, e estão entre os mais preciosos no repertório do Brasil Colônia, Império e até mesmo do período Republicano.

Notícias relacionadas

Inscreva-se
Me avise:
guest
0 Comentários
Comentários em linha
Mostrar todos os comentários
0
Deixe seu comentário para essa notícia!x