Super banner
Super banner

Oficinas de Congadas promovem aulas de musicalização no Cerad

Oficinas de Congadas promovem aulas de musicalização no Cerad

Foto: Caio Aureliano

Da Redação/Caio Aureliano – O projeto “Oficina de Congadas: Cultura e Tradição” está promovendo aula de musicalização no Centro de Reeducação de Adolescente de Araxá (Cerad) gerando atividades para menores que se encontram em processo de readaptação para retornar à sociedade, por meio da música com oficinas de percussão.

Com gestão da SS Projetos, a iniciativa recebe recursos de R$ 300 mil viabilizados pela Companhia Brasileira de Metalurgia e Mineração (CBMM) por via Lei Rouanet (Ministério da Cultura).  O mestre Kiones Lima, coordenador das oficinas de percussão, diz que os batuques dados durante os encontros mudam a rotina dos internos.

“Já temos três semanas de encontro. A música tem um poder muito grande. A música está em todo lugar. Eu sempre falo com eles que não vamos ficar só aqui, vou visitá-los, pois, eles estão nos nossos corações. É um trabalho gratificante. É uma verdadeira lição de vida”, destaca o mestre.

Foto: Caio Aureliano

Quem participa do projeto são adolescentes reclusos que cumprem medida socioeducativa no Cerad por tráfico de drogas e outros delitos. Segundo o interno P.S., de 18 anos, o projeto é “uma maravilha”. “Não é todo mundo que tem isso todo dia. Para nós que estamos aqui é uma arte. Dá para mudar o pensamento da vida”, afirmou o interno que está há 25 dias no Cerad e comemorou aniversário nesta quarta-feira (5).

Outro interno E.S., de 18 anos, que está há seis meses no Cerad, ressaltou que o projeto significa um grande aprendizado para toda a sua vida. “Estou tendo uma oportunidade de aprender coisas novas e, quem sabe, tocar em uma banda lá fora. Ter uma rotina diferente sempre é bom, distrai mais a cabeça e traz uma oportunidade de renovar os seus conhecimentos”, destacou.

A psicóloga do Cerad, Lilian Frade, ressalta que a música é uma grande ferramenta de interação com os internos. “Eles estão interagindo com a música e melhorando a coordenação motora. Eentão, esse projeto veio em uma boa hora. Eles estão cumprindo pena de tráfico e quem participa desse projeto são adolescentes com uma boa disciplina”, destaca a psicóloga.

Para um dos gestores do projeto, Antônio Carlos da Silva, a “Oficina de Congadas: Cultura e Tradição” marca uma nova página na vida dos detentos.

“É uma satisfação muito grande nós estarmos com eles aqui. Foi um anseio da diretoria do Cerad de trazer esse projeto para cá. Estamos realizando os encontros desde o início de maio. A evolução deles é muito rápida e isso vislumbra que podemos ir muito além com esses adolescentes”, salienta o gestor.

Além do Cerad, o núcleo da Escola Estadual Eduardo Montandon também é contemplado com atividades que colaboram com a formação do Corpo de Baile de Congada e manuseio de instrumentos musicais melódicas que serão utilizados em seu desenvolvimento entre eles e a percussão.

Também está incluída a contação de histórias sobre as temáticas que envolvem a Cultura Afro-Brasileira para oitenta crianças.

O projeto tem a duração de 12 meses e começou em abril.

Congada

A congada também conhecida como “congado” ou “congo”, trata-se de um festejo folclórico afrobrasileiro, um movimento cultural sincrético, que envolve danças, cantos, levantamentos de mastros, coroações e cavalgadas, expressos na festa do Rosário plenamente no mês de outubro.

Notícias relacionadas