Prefeitura de Araxá divulga calendário de vacinação de pessoas com comorbidades

Prefeitura de Araxá divulga calendário de vacinação de pessoas com comorbidades

A primeira etapa de vacinação contra Covid-19 de pessoas com comorbidades terá início nesta semana. O município recebeu na última semana 3.210 doses de vacinas para dar início a essa nova etapa da Campanha Nacional. A Prefeitura de Araxá divulgou nesta segunda-feira (10), o calendário de imunização para o grupo.

A partir desta terça-feira (11), pacientes com doença renal crônica em terapia de substituição renal (diálise e hemodiálise), independentemente da idade, já começam a receber a primeira dose do imunizante no Centro de Diálise.

As Unidades de Saúde vão vacinar as demais comorbidades (Unileste, Uninorte e Unioeste) a partir de quarta-feira (12), das 8h às 16h, com os documentos necessários.

Na quarta-feira (12), pessoas com síndrome de down; gestantes e puérperas (mulheres que deram à luz há até 45 dias) com comorbidades; e pacientes com deficiência permanente beneficiárias do programa Benefício de Prestação Continuada (BPC) de 55 a 59 anos serão vacinadas.

Já na quinta-feira (13), o município fará inicialmente a imunização de 1ª dose em pacientes com comorbidades de 58 a 59 anos, pois não há uma estimativa eficaz da quantidade de pessoas inseridas neste grupo e o cronograma de comorbidades por idade será divulgado de acordo com os estoques de doses.

A lista completa de comorbidades está disponível no site Araxá Vacina (www.araxavacina.com.br).

Segunda fase

Na segunda fase, serão vacinados pacientes com idade entre 50 a 54 anos, 45 a 49 anos, 40 a 44 anos, 30 a 39 anos e 18 a 29 anos com a seguinte condição clínica: Pessoas com comorbidades; com deficiência permanente beneficiárias do programa Benefício de Prestação Continuada (BPC); gestantes e puérperas independentemente de condições pré-existentes.

Documentos

Para garantir a vacinação da primeira dose da vacina contra a Covid-19, todos contemplados neste grupo prioritário devem comprovar sua condição clínica. A Secretaria Municipal de Saúde exigirá no momento da vacinação os seguintes documentos: CPF, RG, Comprovante de Residência, Cartão de SUS (se tiver) e a declaração legível do médico, emitida em 2021, comprovando a condição clínica.

Para puérperas também será exigido comprovante de nascimento do recém-nascido. Já as pessoas com deficiência permanente grave (BPC) devem apresentar o comprovante de pagamento do último benefício. As declarações apresentadas serão de total responsabilidade da pessoa e do médico.

Para obter o documento, os usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) devem procurar a Unidade Básica de Saúde mais próxima ou o médico de sua preferência (seja da rede pública ou privada).

A emissão de apresentação de falso atestado configura crimes de falsidade ideológica e falsificação de documento, podendo resultar em pena de dois a cinco anos de prisão. O médico responsável pelo documento pode responder de forma penal e até mesmo perder o registro profissional.

Campanha Vacinação Solidária

A Prefeitura de Araxá é parceira da Campanha Vacinação Solidária, de iniciativa da Câmara Municipal, Ampara, SOS e Insanos Moto Clube, para arrecadação de óleo nos dias de vacinação contra a Covid-19 ou contra a gripe.

A doação está sendo revertida em cestas básicas às famílias carentes de Araxá. “Ajudar ao próximo também é uma forma de salvar vidas. Receba vacina, doe amor”.

Notícias relacionadas

Inscreva-se
Me avise:
guest
0 Comentários
Comentários em linha
Mostrar todos os comentários
0
Deixe seu comentário para essa notícia!x