Prefeitura inaugura sala de tomografia computadorizada na UPA

Prefeitura inaugura sala de tomografia computadorizada na UPA

A Prefeitura de Araxá inaugurou a sala de tomografia computadorizada da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) nesta segunda-feira (27). O investimento com recursos próprios do município para a aquisição e implantação do equipamento foi de R$ 1,2 milhão. A inauguração contou com a participação do prefeito Robson Magela, da secretária municipal de Saúde, Lorena de Pinho Magalhães, equipe da UPA e vereadores. 

O espaço físico da unidade foi ampliado para receber o aparelho e agora conta com recepção, espaço de espera, área de laudos, além da sala de tomografia. De imediato, o equipamento atende casos de urgência e emergência. A partir do dia 13 de outubro, também passa a atender demandas ambulatoriais. 

“Fico muito feliz com mais essa conquista para a saúde pública da cidade. Tudo que vem para somar e beneficiar a população é válido e importante. Nós temos uma demanda muito grande e essa sala de tomografia vai desafogar essas esperas”, destaca o prefeito. 

De acordo com a secretária Lorena, Araxá possui uma demanda reprimida de mais de 500 exames de tomografia computadorizada. O aparelho tem capacidade de realizar uma média de 60 exames por dia, o que permitirá a ampliação da oferta. 

“Nós temos uma grande demanda reprimida em decorrência da pandemia e a estimativa é supri-la em aproximadamente 60 dias. Agora, com equipamento próprio será tudo mais ágil, mais preciso e não haverá mais a necessidade de pacientes se deslocarem para outros hospitais. Tudo será feito na UPA. Certamente, a população será muito beneficiada, pois é um exame difícil, de alta complexidade e que o município disponibilizará para quem precisar”, destaca. 

O coordenador do Setor de Imagem da UPA, Fábio Humberto Tessaro, explica que a tomografia computadorizada é um método diagnóstico que utiliza imagens reconstruídas por meio de um computador. “É um exame realizado para investigar nódulos ou tumores, além de fornecer imagens precisas de vasos pulmonares e cerebrais. O equipamento que adquirimos é considerado um dos melhores do mercado, com um software excelente”, reitera.

Notícias relacionadas

Inscreva-se
Me avise:
guest
0 Comentários
Comentários em linha
Mostrar todos os comentários
0
Deixe seu comentário para essa notícia!x