Super banner
Super banner

Primavera dos Museus em Araxá celebra educação como tema

Primavera dos Museus em Araxá celebra educação como tema

A Primavera dos Museus é uma temporada que em Araxá traz programação diversificada que está movimentando os espaços culturais da cidade nesta semana. As ações são promovidas pela Fundação Cultural Calmon Barreto (FCCB) até o próximo dia 21 de setembro. Com o tema “Celebrando a educação em museus”, alunos de escolas públicas participam de atividades variadas na FCCB, no Memorial de Araxá e no Museu Calmon Barreto.

A supervisora de Museus e Bens Culturais, Maria Angélica Torres Gotelip Barbosa, conta que esta é a 12ª edição da Primavera dos Museus, idealizada pelo Instituto Brasileiro de Museus.

São ações promovidas para fomentar a discussão e valorizar os espaços, fazer parcerias com instituições culturais, intensificar a relação dos museus com a sociedade.

A abertura da Primavera nos Museus ocorreu com o projeto “Mala e Cuia”, através de exposição de peças antigas e os objetos ficarão expostos durante uma semana, na sede do programa Integração AABB Comunidade, na Estância Hidromineral do Barreiro.

“Nesta semana, os alunos vão visitar os espaços, fazer diversas atividades e também vamos levar o museu até as escolas”, revela Maria Angélica.

A coordenadora do programa Integração AABB Comunidade, Leda Maria Amorim, destaca o atendimento a 120 crianças de 6 a 17 anos.

Os estudantes estão conhecendo celulares fabricados em 1990, máquina fotográfica, cortador de cabelo manual, ferro de passar roupas, fita cassete, binga, sapato feminino para cavalgar e outras diversas coisas.

Também entre as atividades da semana, os alunos participam de oficina de desenho no Museu Calmon Barreto e na sexta-feira (21) um coral de 60 alunos do programa AABB Comunidade se apresenta no Memorial, seguido por um piquenique no local.

“O projeto Mala Cuia, trouxe o museu até as crianças, elas ficaram curiosas, fizeram perguntas, querem saber mais sobre esses objetos. Vamos elaborar um projeto para pesquisar com eles como essas peças funcionavam”, diz Leda.

Eliane Cristina, professora de Literatura do programa AABB Comunidade, ressalta que essas ações são importantes para resgatar as riquezas da nossa cultura, “São relíquias do tempo dos nossos avós, joias raras que precisam ser apresentadas para a juventude, mesmo com tanta modernidade, não podemos deixar essa riqueza acabar.”


Programação


Segunda (17)

Apresentação: Projeto “Mala e Cuia” e exposição

Local da Exposição: Avenida do Lago 65, Barreiro – Clube AABB

Palestra: 8h e às 14h

Dias de exposição: de 17 a 21 de setembro

Horário da exposição: 8h às 16h


Terça (18)

Visita monitorada: Fonte Dona Beja

Público-alvo: Alunos da Rede Municipal

Local: Estância do Barreiro, Avenida Águas de Araxá s/n

Horário: 9h e às 13h

Público-alvo: Alunos do Programa AABB Comunidade


Quarta (19)

Visita monitorada: Fundação Cultural Calmon Barreto

Público-alvo: Alunos da Rede Municipal

Local: Praça Arthur Bernardes, 10 – Centro

Horário: 10h e às 15h

Público-alvo: Alunos do Programa AABB Comunidade


Quinta-feira (20)

Culminância com exposição artística, sobre Calmon Barreto

Local: Museu Calmon Barreto

Público-alvo: Alunos da Rede Municipal

Local: Rua Dr. Franklin de Castro, 160 – Centro

Horário: 13h às 16h


Sexta (21)

Encerramento com piquenique e apresentação do Coral AABB

Local: Memorial de Araxá

Público-alvo: Alunos da Rede Municipal

Local: Av. Antônio Carlos, 116 – Centro

Horário: 8h às 10h

Notícias relacionadas

Inscreva-se
Me avise:
guest
0 Comentários
Comentários em linha
Mostrar todos os comentários
0
Deixe seu comentário para essa notícia!x