Super banner

Professora Ivana Guimarães Lodi relata histórias de educadores em livro

Professora Ivana Guimarães Lodi relata histórias de educadores em livro

Professora Ivana Guimarães Lodi relata histórias de educadores em livro 1

A 7ª Jornada de Educação do Centro Universitário do Planalto de Araxá (Uniaraxá), que teve como tema Qualificação Profissional, Inclusão e Exigências do Mercado, teve início no último dia 18 com o Lançamento do livro da professora mestre Ivana Guimarães Lodi – “Um Olhar sobre formadores de formadores – Uma história de vida”. A professora Ivana foi cumprimentada pelos presentes, que ressaltaram sua determinação, carisma e inteligência, características que a inspiraram a relatar fascinantes experiências, histórias de vida e formação de educadores.

Professora Ivana Guimarães Lodi relata histórias de educadores em livro 2

Professora Ivana e o reitor Válter Gomes

Prestigiada pelos familiares, pela secretária municipal de Educação, Giovana Maria Mesquita de Paula Guimarães, e um grande público de alunos, professores, funcionários e convidados, a autora falou sobre o trabalho de pesquisa que foi empreendido com o incentivo de colegas, alunos e vários personagens do Uniaraxá no processo de elaboração do livro, a fim de propor à comunidade acadêmica novas ideias, saberes, e suscitar discussões.

Professora Ivana Guimarães Lodi relata histórias de educadores em livro 3

O reitor do Uniaraxá, professor mestre Válter Gomes, disse que a instituição recebe com muito orgulho esta obra, que incentiva e valoriza toda a classe docente.

“Lançar um livro é como ter um filho. Comparo-o a uma gestação porque envolve também muito trabalho, cuidado e carinho. E depois de pronto, é enorme o prazer e a emoção de deixar um legado para a eternidade, porque o que se cria e se registra nas páginas de um livro é imortalizado”, comparou o reitor.

Professora Ivana Guimarães Lodi relata histórias de educadores em livro 4

O livro “Um Olhar sobre formadores de formadores – Uma história de vida” relata, como o próprio nome diz, história, vida e formação de educadores do Uniaraxá, abrindo portas para influenciar professores, “tendo como norte não a descrição de uma aventura pedagógica irrefletida, inconsequente e sem fundamento, mas narrativas de experiências de práticas e saberes, como alguma coisa da qual esses sujeitos saíram transformados, modificados, como algo que resulta de ações refletidas” (descrição da autora).

O Uniaraxá oferece várias opções de cursos de pós-graduação Lato Sensu, em várias áreas. O seu corpo docente é constituído por 125 professores, sendo 53% de mestres e doutores e o restante por especialistas.

É uma instituição de prestígio e que vem conquistando o respeito e a admiração de diversos segmentos sociais, tornando-se um centro educacional de referência em Araxá, na região e no Estado de Minas Gerais.

“Tentamos, com este livro, recuperar os diferentes sentidos e significados que os sujeitos pesquisados dão à suas experiências e às suas práticas educativas e, por fim, buscamos construir um perfil, uma identidade dos educadores do Instituto Superior de Educação do Uniaraxá”, sintetizou Ivana Lodi.

Notícias relacionadas