Super banner
Super banner

Programa ArtEducAção lança oficina gratuita de circo em Araxá

Programa ArtEducAção lança oficina gratuita de circo em Araxá

Programa ArtEducAção lança oficina gratuita de circo em Araxá 1

 As oficinas gratuitas de dança, música, teatro, arte digital e artes plásticas, pelo projeto ArtEducAção estão em andamento. A novidade na cidade é a oficina de Circo, cujas aulas já iniciaram, mas ainda existem vagas. Os pais dos alunos, maiores de 12 anos, interessados em participar devem procurar pessoalmente a diretoria da Escola Municipal Professora Leonilda Montandon, onde são realizadas as aulas de circo.

Os professores Deivid Denis Ferreira e Carlos Eduardo Pereira são também atores do Grupo teatral Fratelo, conhecido na cidade. Durante as aulas, às quartas e quintas-feiras, de 14h30 às 16h30, os alunos aprenderão acrobalance, malabarismos e acrobacias de solo.

Cerca de 250 alunos, de 10 a 15 anos, já estão realizando as atividades propostas pelas oficinas, sempre no contraturno das aulas escolares. Participam crianças e adolescentes da E. M. Professora. Auxiliadora Paiva, E. M. Professora Leonilda Montandon, E. M. Aziz J. Chaer, E. M. Professor Nelson Gomes e E. E. Padre João Botelho, que são parceiras do projeto.

Essas instituições acreditam na inclusão sociocultural por meio de oficinas artísticas para os jovens da rede pública de ensino e fomentam, juntamente com os realizadores do projeto, o ensino das artes nas escolas.

Segundo a secretária municipal de Educação, Maria Célia Araújo Oliveira, é um privilégio ter em Araxá o Programa ArtEducAção. “Percebemos aqui que a arte e a cultura são propagadas através das oficinas pedagógicas, contribuindo sobremaneira para a elevação da autoestima de nossos alunos, para o desenvolvimento de competências e habilidades, além de revelar talentos da cidade”, ressalta.

Para o idealizador do projeto e diretor de teatro Marcelo Soares de Andrade, que foi professor de matemática, a melhor maneira de educar é através da arte. Para ele, trabalhada em escolas por meio de oficinas, a arte transforma totalmente o ambiente.

“Infelizmente, essa interlocução da arte com a educação não é prioridade de instituições de ensino. Reflexo da realidade do país – a cultura ainda não tem a importância devida. O que se vê é o volume elevado de informações chegando de todos os lugares e em ritmo tão acelerado que os jovens não sabem como absorvê-las. A arte tem o poder de mudar esse cenário, pois dá prazer aos alunos. Ajuda o estudante a se centrar, a desenvolver o conhecimento e a refletir”, afirma.

 “Sonho com um Brasil no qual a educação e a cultura sejam entendidas como frutos da mesma árvore sagrada do conhecimento. Somos gratos às instituições que acreditam no projeto e que não há diferenças essenciais entre cultura e educação”, acrescenta.

Enquanto os jovens aprendem as diversas artes, a articuladora do projeto na cidade, Virgínia Magalhães, acompanha de perto as oficinas para, em breve, decidir junto com os professores, o tema da mostra que será apresentada pelos alunos no final do ano, como resultado de todo o trabalho. Em Araxá, programa é realizado em parceria com a Prefeitura Municipal, através de sua Secretaria de Educação, e o Departamento de Transporte.

 ArtEducAção

Realizado desde 2001, o Programa ArtEducAção já atendeu mais de 60 mil crianças e adolescentes, da rede pública de ensino, em oficinas artísticas, ministradas em 12 cidades mineiras. O programa é coordenado pela ONG Humanizarte e patrocinado pela empresa TIM por meio da Lei Estadual de Incentivo à Cultura de Minas Gerais.

Notícias relacionadas