Super banner
Super banner

Projeto de criação da Federal de Araxá está em tramitação no Senado

Projeto de criação da Federal de Araxá está em tramitação no Senado

O projeto de lei 01833/2007 do senador Eduardo Azeredo, que Autoriza o Poder Executivo a criar a Universidade Federal do Planalto do Araxá (UFPLA), federalizando o Centro Universitário do Planalto do Araxá (Uniaraxá), já foi aprovado no Senado pela Comissão de Trabalho, de Administração e de Serviço Público e será apreciado pela Comissão Educação, Cultura e Esporte.

De acordo com o vereador Jairo Sávio Borges, existe grande entusiasmo da parte dele e da população araxaense para a vinda de uma Universidade Federal para Araxá. “Já estamos batalhando a implantação desde 2006, sei das dificuldades, dos interesses por trás disso e acredito que só falta ação política”, diz.

Jairo explica que tecnicamente Araxá já está preparada para receber a Universidade. “Antigamente se aprovou cursos que muitas vezes não tinham credenciamento pelo MEC, hoje esse credenciamento já existe em 15 do Uniaraxá”.

No dia 21 de dezembro de 1988, foi sancionada pelo então presidente da República; José Sarney a Lei 7.703 de 21 de dezembro de 1988, que autorizava o poder executivo instituir a Fundação Universidade Federal do Planalto de Araxá, autarquia que seria responsável pela criação e implantação da Universidade de mesmo nome.

Azeredo justifica em seu projeto que o nível de escolarização de um povo é elemento crucial para o seu desenvolvimento e bem-estar. Por esta razão, a demanda pelo ensino superior tem crescido notavelmente, situação facilitada por avanços na democratização do acesso ao ensino fundamental e médio, a partir da última década.

Notícias relacionadas