Super banner
Super banner

Proler aborda novas mídias como incentivo à leitura

O 8° Encontro do Programa Nacional de Leitura (Proler) em Araxá traz para este ano o tema “Livros, leituras e novas mídias: compartilhando estratégias do saber”. “O projeto é voltado para educadores e universitários da área de educação e tem o objetivo de incentivar a leitura através de sugestões e reflexões das práticas de ensino nas salas de aula”, destaca a coordenadora do Comitê do Proler de Araxá, Ana Zago.

A abertura do evento aconteceu nesta segunda-feira (18) com a palestra “Machado de Assis: um olhar sempre atual”, proferida pela professora e mestre em Literaturas de Língua Portuguesa, Adriene Costa de Oliveira Coimbra, no Centro de Convivência Dr. Christiano Barsante, situado no Centro Universitário do Planalto de Araxá (Uniaraxá). A abertura também contou com a participação especial do Grupo Conta &EnCanta.

Nesta terça (19) e quarta-feira (20), é a vez da programação das cinco oficinas literárias realizadas no Uniaraxá, cada uma com seis horas de duração, em horários alternados. O Proler conta com a participação de 300 professores e universitários de Araxá e região.

O Proler é uma realização da Secretaria Municipal de Educação, através da Biblioteca Municipal Viriato Correia, em parceria com o Uniaraxá, e tem o apoio da Fundação Biblioteca Nacional, Sociedade Amigos da Biblioteca Municipal Viriato Correia, Editora Ática e Difusão Cultural do Livro (DCL).

Oficinas

– Por um espaço especial para a literatura na escola, pela escritora Anna Claudia Ramos, do Rio de Janeiro.

– Bordando histórias: a arte de ler e marra histórias, bordando nos tecidos as histórias do coração e da alma, pela arte-educadora Sandra Bittencourt, de Belo Horizonte.

– O uso de sites na pesquisa escolar, pela professora Teresa Stancioli, de Belo Horizonte.

– A música na sala de aula como estímulo à leitura, pela professora Eliana Fonseca, de Uberaba.

– Ler, contar e fazer conta de cabeça, pela arte-educadora Carmem Flor de Maio, de Belo Horizonte.

Notícias relacionadas