Uma das principais preocupações cobradas ainda no primeiro mandato do vereador Raphael Rios, está sendo resolvida pela atual Administração Municipal. Em setembro de 2019, ao utilizar a Tribuna, Raphael cobrou medidas do Executivo sobre áreas invadidas no leito do Córrego Grande, nas ruas Pará e Maria Aparecida de Araújo.
À época, Raphael alertou sobre as sérias consequências ambientais e urbanísticas, com o crescimento populacional desordenado, comprometendo questões de saúde pública, desigualdade social, falta de acesso à educação, saneamento, infraestrutura, segurança e outros indicadores.
Nesta semana, a Prefeitura de Araxá divulgou sobre a desocupação das áreas invadidas e sobre a assistência às famílias que foram retiradas do local. Segundo a Administração Municipal, das 56 famílias que viviam na área de risco nas ruas Pará e Maria Aparecida de Araújo, no bairro Leblon, às margens do Córrego Grande, restam apenas quatro que já estão em processo de desocupação.
Raphael alerta sobre a necessidade de políticas públicas para novos projetos de moradia que contemplem esse público de baixa renda. “Esse é um problema que só agrava com o passar dos anos. Precisamos de novas habitações populares na cidade e seguir com a fiscalização para que novas invasões não ocorram”.
“Vimos em Minas Gerais e estamos vendo em Petrópolis, no Rio de Janeiro, as tragédias nesse período chuvoso. Muitos casos estão relacionados a áreas de invasões e por crescimento desordenado de municípios”, diz.
Conforme levantamento feito pela Secretaria Municipal de Ação Social, 30 já estão recebendo o Auxílio Moradia, 10 estão na fase de análise documental e 12 desocuparam a área durante o processo de acompanhamento em 2021, sendo que oito retornaram às suas cidades de origem.
Com o fim do processo de desocupação, as áreas que estavam invadidas estão sendo limpas pela Secretaria Municipal de Serviços Urbanos. O secretário Ricardo Alexandre da Silva (Kaká) diz que o plano da gestão atual é realizar uma obra envolvendo o Córrego Grande até a BR-262, garantindo não só uma revitalização da área, como também um novo acesso à cidade.