Super banner

Secretaria Municipal de Saúde disponibiliza vacinas que protegem contra o tétano

Secretaria Municipal de Saúde disponibiliza vacinas que protegem contra o tétano

A Secretaria Municipal de Saúde informa que as vacinas pentavalente DTP, dTpa e dupla adulto (dT) são disponibilizadas em Araxá pelo Sistema Único de Saúde (SUS), através do Programa Nacional de Imunizações.

A vacina pentavalente é uma combinação que previne contra cinco doenças: tétano, difteria, coqueluche, Hepatite B e Haemophilus influenzae tipo b. O esquema básico de vacina corresponde a três doses, administradas aos 2, 4 e 6 meses de idade, com intervalo de 60 dias entre essas doses.

A vacina DTP é indicada para prevenir a difteria, tétano e coqueluche, sendo recomendada como dose de reforço do esquema básico iniciado com a vacina pentavalente, utilizada para crianças de 15 meses (primeiro reforço) e 4 anos (segundo reforço).

Já a vacina dTpa é indicada para prevenir a difteria, tétano e coqueluche, recomendada para gestantes a partir de 20 semanas de gravidez. A dose dT (difteria e tétano) é voltada para público adulto após ter recebido o esquema primário completo. A dose de reforço deve ser recebida a cada 10 anos, e em caso de ferimentos graves, o tempo deve ser reduzido para 5 anos.

De acordo com a coordenadora do Setor de Imunização da Secretaria Municipal de Saúde, Érica Fonseca, ao receber o esquema vacinal completo, a proteção contra doenças é garantida.

“Manter o Cartão de Vacinação atualizado, independentemente da dose ou da idade, tem enorme importância para a saúde da população. O acesso à imunização é gratuito e é imprescindível que os pais ou responsáveis façam a sua parte e reservem um tempo para levar seus filhos para se vacinarem e se vacinem também”, ressalta.

Locais e horários de vacinação

– Unileste: 7h30 às 13h;

– Uninorte: 7h30 às 16h;

– Unicentro: 7h30 às 16h;

– Unisul: 7h30 às 13h;

– Unisa: 7h30 às 13h;

– Uninordeste: 7h30 às 16h;

– ESF Max Neumann: 12h às 17h.
Notícias recentes

Atletas paralímpicos de Araxá co…
30-08-2023

Prefeitura de Araxá investe em e…
29-08-2023

Prefeitura de Araxá sedia encont…
29-08-2023

Confira o cronograma de vacinaçã…
29-08-2023

Praça Arthur Bernardes recebe o …
29-08-2023

Notícias relacionadas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *