Super banner
Super banner

Secretário estadual inaugura curso de Gestão em Serviços de Saúde em Araxá

Secretário estadual inaugura curso de Gestão em Serviços de Saúde em Araxá

A Secretaria Municipal de Saúde dá início à qualificação de 40 funcionários e gestores neste fim de semana, no Centro Universitário do Planalto de Araxá (Uniaraxá). A solenidade de inauguração do curso terá a presença do secretário de Estado de Saúde, Antônio Jorge de Souza Marques.

O curso de Gestão Serviços de Saúde foi elaborado a partir da necessidade do Sistema Único de Saúde (SUS) e da Secretaria Municipal de Saúde em melhorar e desenvolver o sistema de gestão em saúde, a governança e as redes de atenção. Fundamentado em discussões com ênfase nas práticas institucionais, o curso objetiva ainda aprimorar a capacidade de gestão da Secretaria Municipal de Saúde; além de capacitar técnicos lotados em áreas estratégicas de gestão do município.

“Nós levantamos a necessidade de qualificação de nossos gestores e coordenadores de Programas da Saúde da Família (PSFs), Unidades Básicas, Pronto Atendimento Municipal (PAM) e da Unidade de Atendimento de Especialidades (UAE) de um aperfeiçoamento. É importante mostrar a essas pessoas que muito do que elas fazem é gestão”, diz o secretário Antônio Belo.

Segundo ele, unir os profissionais em sala de aula também será muito bom. “Se coloca toda a equipe junta discutindo os problemas durante quase cindo meses, às sextas e sábado, será um momento ímpar e quem tem a ganhar é o cidadão.”

Estruturação

Antônio Belo afirma que está reestruturando toda a secretaria e espera que as ações dêem continuidade mesmo em outros governos. “A partir do momento que você cresce e se estrutura, você não pode ter um retorno. Você deve seguir em frente e não voltar. Precisamos sair daqui e mostrar o que fizemos e essa capacitação vai proporcionar isso”, diz. 

Carga horária

Com uma carga horária de 196 horas dividida em aulas presenciais e dois seminários, o curso, em caráter de aperfeiçoamento, possui uma grade curricular baseada na visão holística, com eixos que permitem discussões relacionadas às questões econômicas, constitucionais, históricos, gerenciais e assistenciais.

É também uma iniciativa de fortalecimento do controle social e envolvimento de toda equipe de saúde do município, na medida em que os alunos assumirão o papel de facilitadores e articuladores do processo de discussão da organização dos serviços e políticas de saúde do município.

Objetivo geral

Aperfeiçoar a coordenação e as práticas organizacionais estabelecidas no processo de gestão dos serviços e sistemas de saúde, tendo em vista o desenvolvimento do sistema de gestão municipal em saúde .

Objetivos específicos

Desenvolver ferramentas para controle e avaliação dos Programas Municipais de Saúde;

Contribuir para a construção de uma identidade municipal com atitudes cooperativas;

Facilitar o entendimento dos fundamentos jurídicos e operacionais do SUS que referenciam a gestão municipal;

Instrumentalizar os gestores para colaborar na construção/desenvolvimento e gestão da Rede de Atenção à Saúde;

Utilizar os instrumentos de gestão do SUS na gestão municipal;

Aumentar a capacidade operacional e de decisão dos membros das instâncias colegiadas de gestão;

Qualificar a execução das Políticas de Saúde nos municípios e microrregiões.

Desta maneira a Secretaria de Saúde, vêm desenvolvendo ações concretas e efetivas para tornar Araxá referência em saúde em Minas.

Notícias relacionadas