Super banner

“Sucinto e de fácil compreensão”, historiadora elogia livro que faz homenagem aos 150 anos de Araxá

“Sucinto e de fácil compreensão”, historiadora elogia livro que faz homenagem aos 150 anos de Araxá

O livro “Araxá, 150 anos – História, Cultura e Desenvolvimento”, que homenageia o sesquicentenário da cidade mineira está pronto e será lançado dia 19 de novembro em evento aguardado com muita expectativa pela comunidade local.

Uma das primeiras pessoas a terem contato com a obra foi a historiadora e pesquisadora Trindade Coutinho Resende Goulart. Trindade elogia o conteúdo do livro, assinado pelo jornalista Luiz Humberto França. “Ele deu um enfoque diferente, jornalístico. Contou a história de forma sucinta e de fácil compreensão. Ficou muito bom”, diz Trindade.

A pesquisadora que trabalha na Fundação Cultural Calmon Barreto e é especialista na história local, ajudou na seleção do vasto material analisado para a configuração do livro. “O França leu muito sobre os fatos desde o começo da história de Araxá. Usou nossas fontes daqui e inclusive fotos que fazem parte do arquivo da cidade, telas de Calmon Barreto, enfim o pessoal vai se surpreender”, garante.

O livro, um conjunto de fotos e textos organizados para homenagear o sesquicentenário, foi viabilizado por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura realizada pelo Ministério da Cultura e tem o patrocínio exclusivo da CBMM – Companhia Brasileira de Metalurgia e Mineração.Toda a tiragem de 1.000 exemplares será distribuída gratuitamente para a comunidade araxaense, principais bibliotecas do país e ainda entidades do estado de Minas Gerais. Um orgulho para a dupla de fotógrafos Fernando Henrique Oliveira e Douglas Fernandes, que captou as imagens na cidade. “A gente teve uma impressão de Araxá de uma cidade super acolhedora, boa de morar e quisemos mostrar isso nas fotos. Quem não conhece Araxá vai gostar e quem conhece vai ter uma nova visão da cidade”, afirma Douglas.

No ar

A partir desta segunda-feira (16) o site oficial do projeto entra no ar. Inicialmente o site www.araxa150anos.com.br vai disponibilizar informações sobre a equipe do livro, curiosidades e fotos antigas. Na sexta (20) o site terá novidades com um conjunto de fotos inéditas que não foram incluídas no livro e um audiobook, que garante o acesso integral ao conteúdo a pessoas com deficiência visual. Esse  trabalho também estará disponível de forma gratuita.

SERVIÇO

Site Araxá 150 Anos

Quando: a partir desta segunda-feira (16)

Como acessar: www.araxa150anos.com.br

Conteúdo: fotos antigas, detalhes do projeto e curiosidades

Conteúdo gratuito

Notícias relacionadas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *